Brasília, 24 de fevereiro de 2014
Teve início na manhã desta segunda-feira (24/2) o 3º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, oportunidade em que os colegiados de presidentes dos Creas e de presidentes das entidades nacionais, além das coordenadorias de câmaras especializadas, se reúnem pela primeira vez no ano para definir seus coordenadores e calendário para o ano.
Na opinião da coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Florestal do Crea-ES, Simone Coutinha, a abertura do evento foi produtiva. “O presidente José Tadeu foi muito feliz na fala dele, com a visão do todo, mas respeitando as partes. Ele faz isso com propriedade, deixando a visão dele sobre o que espera deste Encontro. Nosso trabalho fica mais fácil quando temos alguém na liderança que mostra o caminho. Estamos na direção certa”, opinou a engenheira florestal Simone Coutinha, para quem os trabalhos do grupo da Engenharia Florestal estão encaminhados. “O grupo está coeso e alinhado com as metas traçadas pela Sociedade Brasileira de Engenharia Florestal (Sbef)”.
Já o coordenador da Câmara de Agronomia do Crea-RN, José Edgar Gomes, espera que haja discussões positivas para as profissões , com benefícios para a categoria. “Espero que este encontro seja bom, que produzamos muito, que, no caso da Coordenadoria de Câmaras de Agronomia, nos acertemos em torno de um nome que nos represente bem nacionalmente”, afirmou.
Edinete Guimarães, conselheira regional do Crea-MT, participa do Encontro de Líderes Representantes pela primeira vez e prevê que será interessante. “Imagino isso dentro do que o presidente do Confea falou durante a abertura, sobre perspectivas para o futuro. Até o final do evento, espero que os trabalhos para o ano estejam delineados para que, somados à participação dos jovens, possamos fortalecer o Sistema perante os governos”, assinalou.
Também participante pela primeira vez do Encontro, Igor Martins, presidente do Crea-Jovem de Minas Gerais, afirmou estar com boas primeiras impressões e ficou satisfeito por ter ouvido o Crea-Jovem ser mencionado pelo presidente do Confea durante a abertura. “Da nossa reunião espero intercambiarmos informações para que possamos somar e criar um grupo mais forte e unido nacionalmente”, disse.
A expectativa do vice-presidente do Crea-ES, José Antonio do Amaral Filho, é de que se consiga, no Encontro, colocar as discussões em prática. “O anseio de todo o profissional é que a gente se debruce sobre as demandas que a sociedade espera de nós. Demandas essas que vimos consolidadas na fala do presidente do Confea. Estamos aqui para aprender, compreender, perceber e levar soluções para os nossos estados”, propôs.
Participante pela primeira vez de um Encontro de Líderes Representantes, Margolaine disse que espera bons resultados do evento. "Entre eles a valorização profissional, um Sistema mais ágil e profissionalizado, que facilite a vida do profissional", disse.
Já o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (PR), Nivaldo Barbosa de Lima, afirmou que as lideranças regionais são cobradas na ponta. "A gente é muito cobrado nas nossas cidades. Os profissionais querem melhorias no Sistema. O engenheiro tem de ter mais voz na sociedade, afinal, ele constrói tudo o que existe, tem de ser valorizado", afirmou Nivaldo, que também participa do Encontro pela primeira vez.
Leia mais: Encontro de Representantes começa nesta segunda-feira (24) às 8h com credenciamento de participantes
Sistema Confea/Crea e Mútua reúne em Brasília mais de 650 lideranças da área tecnológica
Fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea e Mútua têm novos coordenadores
Equipe de Comunicação do Confea