Modalidades priorizam assuntos de interesse nacional para 2016

Brasília, 29 de fevereiro de 2016

 

 

O 5º Encontro de Líderes Representantes reuniu, na semana passada, cerca 600 profissionais atuantes no Sistema Confea/Crea, entre conselheiros federais e regionais, representantes de entidades de classe regionais e nacionais, entre outros. Durante o evento, as coordenadorias nacionais de Câmaras Especializadas de modalidades nos Creas, o Colégio de Presidentes e o Colégio de Entidades Nacionais elegeram novos coordenadores e definiram o plano de trabalho para o ano.

CONFIRA AS FOTOS DOS TRABALHOS DAS COORDENADORIAS

O coordenador do Crea-JR nacional, Maycon Juan, está otimista com os trabalhos de 2016. De acordo com ele, cerca de 500 eventos do fórum estão programados pelo Brasil, a fim de divulgar os três projetos nacionais do Crea-JR: Crea nas escolas; Engenharia pública; e Fomento a abertura de entidades jovens.

 

O coordenador do grupo da Agrimensura, Léu Soares, comemora o crescimento do grupo. "Há 28 anos participei de uma reunião dessa com apenas dois representantes: um de São Paulo e outro de Minas Gerais. Hoje, encontrei mais de 20 representantes e fiquei mto feliz". O coordenador, no entanto, que integrar ainda mais as modalidades de Agrimensura, Cartografia e Geografia.

 

 

 

O coordenador nacional das câmaras de Geologia e Engenharia de Minas, Antônio Pedro Viero, disse querer eliminar possíveis arestas entre as duas modalidades. Como temas importantes para 2016, Antonio Pedro Vieiro destaca o Código da Mineração e a fiscalização profissional na área.

 

O coordenador nacional das câmaras de Engenharia Florestal, Glauber Pinheiro, comemorou o fato de 2015 ter sido o ano com mais propostas do grupo aprovadas no Plenário Federal. Em 2016, o grupo quer articular a efetivação dessas propostas e apresentar novas demandas.

 

O coordenador nacional das câmaras de Elétrica, Jovanilson Faleiro de Freitas, aponta que o maior desafio para a modalidade em um ano de crise é atender a demanda de consumo de energia, para não haver limitação no crescimento econômico.

 

Agronomia: ensino, ação parlamentar e dinamismo na fiscalização são as frentes que as Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) priorizarão neste ano, de acordo com o coordenador, José de Souza Reis Filho.

 

"Queremos dar apoio à fiscalização do Crea, com documentos sucintos, para que os resultados apareçam", afirma o coordenador das câmaras de Segurança do Trabalho, Jackson Luiz Jarzynski, em relação à redução de acidentes de trabalho nas obras de Engenharia.

 

Em entrevista, a coordenadora das Câmaras de Engenharia Civil, Lia Sá, afirmou que fiscalização e sombreamento com outros conselhos são assuntos prioritários do grupo.

 

As Câmaras de Engenharia Industrial trabalharão, em 2016, nas atribuições da Engenharia Mecânica, da Engenharia Metalúrgica, e de outras da área industrial, em montagens e projetos de energias fotovoltaica, eólica e de biomassa. É o que afirmou o coordenador do grupo, Waldimir Teles Filho.

 

De acordo com o coordenador nacional, José Guilherme Pascoal de Souza, as Câmaras de Engenharia Química querem promover treinamento com funcionários dos Creas para aprimorar a fiscalização na modalidade de Engenharia Química.

 

Sérgio Maurício Mendonça Cardoso, coordenador nacional das Comissões de Ética dos Creas, afirmou que promover palestras sobre Ética Profissional nas reuniões das coordenadorias de todas as modalidades e, principalmente, nos encontros e eventos dos Creas Juniores é uma das principais metas do grupo em 2016.

 

"Sabemos que estamos em um ano de crise, mas estamos devidamente organizados", afirma o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, Jorge Nei Brito. De acordo com ele, o plano das entidades para 2016 contempla trabalho intenso nos cinco comitês do fórum: desenvolvimento nacional; legislação profissional; organização e comunicação; educação e ética; e Ciência, Tecnologia e Inovação.


"Tenho como foco construir uma agenda propositiva em defesa dos profissionais, do nosso Sistema e da sociedade". Confira entrevista com o presidente do Crea-RN, eng. eletric. Modesto Santos, eleito para coordenar, em 2016, o fórum que reúne todos os presidentes de Creas.

 

Equipe de Comunicação do Confea