Os 27 presidentes de Creas estão reunidos em Aracaju (SE)

 

Mesa de trabalhos do início da reunião do Colégio de Presidentes em Aracaju

Aracaju, 12 de junho de 2019.

Com mais de 30 itens em pauta, começou hoje (12), em Aracaju (SE), a 3ª reunião do Colégio de Presidentes de Creas. Até sexta-feira (14), entre os assuntos a serem debatidos pelas lideranças, se destaca a elaboração de um manual sobre a prática da Resolução 1073/2016 - que regulamenta a atribuição de títulos atividades, competências e campos de atuação aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea. Entre os compromissos assumidos, a presença confirmada na Assembleia Legislativa de Sergipe, para a palestra sobre “A importância da Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento do Brasil”, a ser proferida pelo presidente do Confea, Joel Krüger, na quinta-feira (13), às 10h. Para o dia 14, está confirmada a participação de Mário Willim Esper, presidente eleito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que falará sobre a longa parceria mantida com o Confea.

Com a assistência de José Fernandes e Neuzi Lima, ambos da Gerência de Relações Institucionais (GRI) - que tem como gerente a eng. eletric. Fabyola Resende - à qual cabe a preparação da reunião,  a mesa coordenadora dos trabalhos foi formada pelos engenheiros agrônomos Arício Resende Silva, presidente do Crea-SE, Wolney Costa Parente Jr., que preside o Crea-RR e  é coordenador-adjunto do colegiado, e João Bosco, conselheiro federal que pela manhã representou Joel Krüger, engenheiro civil que preside o Confea. Paulo Guimarães e Antônio Carlos de Aragão, também engenheiros civis e que, respectivamente, respondem pela diretoria da Mútua, caixa de assistência, e pela presidência do Crea-PB e coordenadoria do Colégio de Presidentes, completaram a coordenação.

Presidente do Crea (SE), Arício Resende

Ao dar as boas-vindas aos participantes, Arício lembrou que esta é a terceira vez que o colegiado se reúne em Aracaju: nos anos de 2014, 2017 e agora em 2019.

Informes regionais

Os informes foram iniciados por Aragão. Ele destacou  o movimento  contínuo das demandas entre Creas e Confea e a participação em eventos como o lançamento do Prêmio Goiás de Meio Ambiente, e as comemorações dos 85 anos do Crea-PR, que reuniu as principais lideranças do Sistema Confea/Crea.

Paulo Guimarães, por sua vez, falou da continuidade dos trabalhos da Mútua  e da parceria com o Confea.

Presidente do Crea-ES, Lucia Helena Vilarinho

Na sequência, Francisco de Almeida, eng. agr. e presidente do Crea-GO, colocou à disposição dos demais Creas o Manual do Síndico, contendo normas que orientam sobre os serviços do condomínio que precisam de um responsável técnico a fim de que as responsabilidades não recaiam somente sobre o síndico.

Lúcia Vilarinho Ramos, eng. civ. e presidente do Crea-ES,  falou do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) que, segundo ela “tem tido uma boa participação de profissionais”. Ela também relatou que a mineradora Vale, “talvez pelo rompimento da mina de Brumadinho, procurou o regional para regularizar a situação de cerca de 400 funcionários, entre engenheiros e geólogos, que não tinham registro no regional”.

CEPs atraem profissionais

Presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa

Ana Adalgisa Paulino, presidente do Crea-RN e também engenheira civil, falou da participação na reunião do Conselho de Comunicação e Marketing, do Confea, durante a qual foi aprovada uma nova campanha de divulgação para o segundo semestre. Ela considerou “importante a formação de uma frente parlamentar estadual e o reforço, junto aos parlamentares que compõem a frente mista de engenharia do Congresso Nacional, na defesa de projetos de lei como o que criminaliza o exercício ilegal das profissões fiscalizadas pelos Creas”.

Presidente do Crea-AM, Afonso Lins

Os informes do Crea-AM foram dados pelo presidente do regional, eng. civ. Afonso Costa Lins Jr.. Ele disse das dificuldades de realizar os CEPs em um estado com as dimensões do Amazonas e solicitou uma revisão nos critérios que definem  a quantia de recursos para essa destinação. “Em meu estado as grandes distâncias exigem tempo e encarecem os deslocamentos”, informou. Para ele, a importância dessa aproximação com municípios se traduz no aumento de associados à Mútua: “Em Umaitá, foram 11 profissionais; em Tefé mais 15 e em Parintins e Itacoatiara não será diferente”, anunciou.

Presidente do Crea-DF, Fátima Có

Fátima Có, eng. civ. que preside o Crea-DF, deu conta das ações que visam promover a regularização do quadro técnico de funcionários de empresas, entidades e órgãos públicos, que são registrados no Sistema Confea/Crea, enquanto profissionais, mas não declaram desempenho em cargos e funções. Para tanto, ela tem lançado mão dos artigos 7º e 12º da Lei 5.194, de 1966.
Outra ação do Crea-DF é o cadastramento de 764 obras de arte entre viadutos e pontes existentes em Brasília: “Estamos relacionando e fotografando com a participação dos alunos do último ano de graduação em engenharia”.  

Os 746 inscritos para participar da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que este acontece em Palmas, foram o destaque de Marcelo Costa, engenheiro civil que preside o Crea de Tocantins. Ele também tratou dos CEPs no estado. “Na cidade de Araguarina, tivemos a participação de 300 profissionais”, informou. ”O Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontece dentro da programação da Soea, será proveitoso”, prenunciou.

Comissão Nacional de Ética

Já o Crea-MG, por meio de seu presidente, eng. civ. Lúcio Borges, falou da necessidade da criação de uma Comissão Nacional de Ética, tema a ser tratado pela coordenadora nacional das comissões de Ética, Flávia Roxin. Sobre os CEPs mineiros, Borges anunciou a participação de cerca de três mil profissionais: “Ouvimos o pessoal da base e tivemos mais de 700 propostas. E 30 delas serão encaminhadas para o CNP”, afirmou.

Presidente do Crea-PE, Evandro Alencar

Evandro Alencar Carvalho, eng. civ. e presidente do Crea-PE, lembrou que o regional foi considerado o “melhor programa de estágio de Pernambuco”.

Na Bahia, o Crea já realizou 11 CEPs e o último será em agosto, disse o presidente Luis Prado de Campos, eng. civ. A participação na Bahia Farm show, foi outro dos destaques dos informes baianos.

A 3ª reunião do Colégio de Presidentes teve as presenças do eng. eletric. Edson Delgado, vice-presidente do Confea e dos conselheiros federais Evandro Martins, agrônomo, Ricardo Araújo, civil, Inarê Poeta e Silva, eletricista, e Annibal Margon, agrônomo.

Por último, quem falou foi o presidente do Confea, Joel Krüger, que relatou suas atividades no último mês, como a participação nas comemorações dos 85 anos do Crea-PR, promovidas por seu presidente, o eng. civ. Ricardo Rocha e que contou com a presença do vice-governador do estado, Darci Piana (PSD-PR) e da deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR).

A visita a Luis Eduardo Magalhães, município baiano, e a participação na Bahia Farm Show, assim como o lançamento do 18º Prêmio Goiás de Meio Ambiente, em Goiânia (GO), foram relatados por Krüger, que disse da reunião mantida com representantes da ABNT para tratar de temas que envolvem engenheiros e corretores de imóveis que, para as lideranças do Sistema Confea/Crea, não podem fazer nada que se refira a valores.


Diálogos e projetos de lei

O diálogo com as Câmaras Especializadas de Engenharia Civil e de Ética - que se reuniram em Brasília - também fez parte dos relatos do presidente do Confea. Ele ainda informou sobre a reunião mantida com a senadora Kátia Abreu (DEM-TO). Entre os temas tratados, a realização do encontro  de prefeitos  do estado, durante a Soea. O encontro com o chefe da Casa Civil do Governo Federal, Ônix Lorenzoni, durante o Encontro Nacional de Engenharia Civil (Enic), realizado no Rio de Janeiro, também foi destaque na fala de Krüger.

Presidente do Confea, Joel Krüger

“Tratamos do projeto de lei que defende a federalização do plenário do Confea, que terá um conselheiro por estado e DF, num total de 27, dois representantes de instituições de ensino de engenharia e agronomia e um tecnólogo”.

A negociação com o Ministério da Economia, que quer simplificar a participação de empresas no processo licitatório nacional, foi outro dos assuntos tratados por Krüger: “Eles querem que a empresa só tenha registro se for vencedora da licitação”, informou.

A participação no lançamento da Frente Parlamentar de Saneamento,  no Congresso Nacional, e nas comemorações dos 85 anos do Crea-RS, encerraram o relato apresentado pelo presidente do Confea.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea