Abea-SP tem novas diretoras e presidente

São Paulo, 18 de fevereiro de 2011. 

Não é mais novidade que as mulheres estão aumentando a cada dia sua participação nos mais altos cargos das administrações pública e privada. Elas estão voando tão alto que já lideram algumas das nações mais importantes do mundo. É o caso de Angela Merkel, chanceler alemã, de Cristina Kirchner, na vizinha Argentina, e de Dilma Rousseff, no Brasil.
 
Mas não é só nos altos postos dos executivos nacionais que elas estão presentes. Há cada vez mais mulheres ganhando destaque nos diferentes campos de trabalho. Isso faz com que a presença feminina em associações, conselhos e órgãos representativos seja cada vez maior. É o caso da área tecnológica paulista, que conta com a Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Estado de São Paulo – Abea-SP, cuja diretoria tomou posse nesta quinta-feira, na Sede Nestor Pestana do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo - Crea-SP.

"Eng. Civ. Keiko Kurimori assina o termo de posse da presidência da Abea-SP, ao lado da Arq. Urb. Duaia Vargas da Silveira, presidente nacional da Abea."
A presidente da Abea-SP Eng. Civ. Keiko Obara Kurimori assinou o termo de posse e fez questão de ressaltar a crescente atuação feminina nas áreas da engenharia e arquitetura. Assumiu também o compromisso de trabalhar para que as mulheres participem do processo de crescimento pelo qual o Brasil está passando. A ideia é aproveitar o cenário econômico favorável, a exploração do Pré-Sal e os eventos de alcance mundial a serem realizados nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

"“Não poderia me furtar a esse chamamento”, afirma a engenheira Keiko, ao falar sobre o desafio de assumir a presidência da Abea-SP."

A presidente nacional da Abea e diretora da Febrae Arq. Urb. Duaia Vargas da Silveira prestigiou o evento e aproveitou a oportunidade para destacar que a parceria entre engenheiros e arquitetos nunca esteve tão forte. “Vamos continuar unidos, para sempre”, afirmou Duaia.
 
O presidente do Crea-SP, Eng. Civ. José Tadeu da Silva, também elogiou o trabalho de suas companheiras profissionais. Reconheceu que elas não só se equiparam aos homens na qualidade do trabalho, como na maioria das vezes chegam a superá-los. “Ao lado de um grande homem, há sempre uma grande mulher. Não atrás, mas ao lado”, ressaltou o presidente.
 
Completaram a mesa a ex-presidente e atual vice-presidente da Abea-SP, Arq. Urb. Célia Buccolo Ballario; o chefe de gabinete do Crea-SP - e marido da presidente Keiko - Eng. Civ. Francisco Yutaka Kurimori; o diretor geral da Mútua-SP Eng. Agrim. Miguel Prieto; e o conselheiro do Confea Eng. Ind. Mec. Luiz Eduardo Castro Quitério. O comando da cerimônia ficou a cargo da Eng. Civ. Elisabete Alves de Oliveira, titular do Conselho Diretor da Abea-SP.
 
Nova Diretoria
As componentes da nova diretoria da Abea-SP receberam, uma a uma, os cumprimentos da presidente Keiko e posaram para a foto oficial, acompanhadas da Arq. Urb. Duaia Vargas da Silveira e do presidente do Crea-SP Eng. Civ. José Tadeu da Silva.
 
Após a cerimônia, foi servido um coquetel em homenagem às profissionais empossadas.

"A diretoria reunida para foto ao lado do conselheiro do Confea Eng. Ind. Mec. Luiz Eduardo Castro Quitério, do diretor geral da Mútua-SP Eng. Agrim. Miguel Prieto, do chefe de gabinete do Crea-SP Eng. Civ. Francisco Yutaka Kurimori e do presidente do Crea-SP Eng. Civ. José Tadeu da Silva."

Composição completa da diretoria da Abea-SP:
 
Diretoria Executiva
Presidente - Engenheira Civil Keiko Obara Kurimori
Vice Presidente - Arquiteta Urbanista Celia Buccolo Ballario
Diretora Administrativa - Engenheira Florestal Evandra Bussolo Barbin
Diretora Financeira - Engenheira Civil Hosana Celi Costa Cossi
 
Conselho Diretor
Titular - Engenheira Civil Elisabete Alves de Oliveira Rodrigues
Titular - Engenheira Química Gislane Cristina Sales Brugnoli
Titular - Arquiteta Urbanista Alessandra Curadi Joazeiro
Suplente - Arquiteta Urbanista Sônia Maria Lopes
Suplente - Arquiteta Urbanista Maria Alice Gaiotto
Suplente - Arquiteta Urbanista Clédina Emiko Yamashita
 
Conselho Fiscal
Titular - Engenheira Civil Conceição Aparecida Noronha Gonçalves
Titular - Engenheira Agrônoma Ana Maria Cruvinel Petto
Titular - Engenheira Civil Marilene Mariottoni
Suplente - Arquiteta Urbanista Halina Sonia Radecki
Suplente - Engenheira de Alimentos Letícia Girardi de Souza Machado
Suplente - Arquiteta Urbanista Elisabeth Maria Von Gusseck Kleindienst de Almeida Pernambuco

Presente Inesperado
 Aproveitando a ocasião, o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos Eng. Civ. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva preparou uma surpresa para a presidente Keiko: o site da Abea-SP, apresentado em primeira mão durante a cerimônia. A página na internet possui um visual bastante feminino e um link direto para os serviços on-line disponíveis no site do Crea-SP. Para quem quiser conferir a página da Abea-SP, o endereço é www.abeasp.com.br

"O presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos Eng. Civ. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva apresenta o site da Abea-SP."

A engenheira Keiko também fez as suas homenagens: entregou flores e agradeceu às arquitetas e urbanistas Célia Ballario e Duaia Vargas da Silveira, respectivamente vice-presidente da Abea-SP e presidente nacional da Abea, e à Sra. Maristela de Melo Marchese da Silva, esposa do presidente do Crea-SP Eng. Civ. José Tadeu da Silva, por todo o apoio recebido ao longo do tempo.

"Da esquerda para a direita: Arq. Urb. Célia Buccolo Ballario, Sra. Maristela de Melo Marchese da Silva, Eng. Civ. José Tadeu da Silva, Arq. Urb. Duaia Vargas da Silveira e a Eng. Civ. Keiko Obara Kurimori."

 
Fórum de Educação inicia seus trabalhos em 2011
 Também foi realizada no local a 1ª Reunião do Fórum de Educação e Entidades de Classe de 2011. Compuseram mesa o presidente do Crea-SP Eng. Civ. José Tadeu da Silva, o vice-presidente do Crea-SP Eng. Agr. Angelo Petto Neto, o Diretor do Fórum de Entidades de Classe Eng. Eletr. José Luiz Fares e o Diretor do Fórum de Entidades de Ensino Eng. Civ. Simar Vieira de Amorim.
 
O presidente do Crea-SP aproveitou o espaço para explicitar a importância do Fórum, por ser um espaço dedicado a debates e discussão de ideias. “É aqui que vamos gerar o produto intelectual do Conselho”, concluiu o engenheiro Tadeu.

Fonte: Crea-SP