Ceep pretende ampliar procedimentos de fiscalização em 2020

Ceep reunida com os representantes eleitos das coordenadorias de câmaras especializadas no 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema

 

Brasília, 20 de fevereiro de 2020.


Coordenada pelo conselheiro federal eng. agr. Annibal Margon e formada ainda pelos conselheiros eng. eletric. Modesto Ferreira dos Santos e eng. minas Renan Guimarães de Azevedo, a Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) manifesta que, após a reunião com os coordenadores nacionais eleitos, durante o IX Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, a prioridade para o ano de 2020 será dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em torno do incremento à atividade fim da atuação dos regionais, a fiscalização profissional, estabelecendo como meta abranger o maior leque possível de atividades.

“Para isso, vamos procurar dialogar com as coordenadorias, as comissões temáticas, os grupos de trabalho, buscando a melhor forma de agilizar os nossos procedimentos. Vamos, é claro, manter o acompanhamento dos casos de infração ética e ao artigo 75 da Lei 5.194/1966, conforme a diretriz da Decisão Plenária nº 44/2020. Também realizaremos cinco reuniões regionais de fiscalização, além de dois encontros nacionais de fiscalização, o primeiro deles previsto para abril”, descreve o coordenador, eng. agr. Annibal Margon, fazendo alusão ao Plano de Trabalho Anual aprovado na primeira reunião da Ceep, ainda em janeiro, e chamando atenção também para o acompanhamento de diretrizes como a de fiscalização de unidades hospitalares, em todo o país, estabelecida pelo Confea para o próximo biênio. “Esta é uma pauta regimental, aprovada pelo plenário do Confea, não sendo impositiva”, enfatiza.

Assessor da Ceep, Igor Mendonça, e coordenador, Annibal Margon, ao lado do integrante da comissão, conselheiro federal Renan Magalhães de Azevedo

Segundo Anninbal, os dados disponíveis atualmente ainda precisam ser melhor instrumentalizados pelas comissões. “Vamos analisar isso junto à Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética dos Creas, procurando também identificar as causas da demora das tramitações. Assim, poderemos avançar em direção a outros indicadores. Nossa expectativa é de que esses prazos melhorem a partir deste ano, principalmente levando em conta que os eventos regionais e nacionais de fiscalização, realizados em 2019, resultaram em um maior dinamismo e no incremento nos índices de fiscalização”, aponta o coordenador da Ceep.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea