CEF testa sistema de votação para 17 de novembro

Teste da votação eletrônica de 17 de novembro foi realizado nesta quarta-feira durante a plenária do Confea
Teste da votação eletrônica de 17 de novembro foi realizado nesta quarta-feira durante a plenária do Confea

 

Brasília, 25 de outubro de 2023.

“Todos estejam convidados a fazer história no Sistema Confea/Crea e Mútua. Estas são as primeiras eleições gerais do Sistema pela rede mundial de computadores”, disse o coordenador da Comissão Eleitoral Federal, eng. civ. Daltro Pereira, na abertura do bem-sucedido teste do sistema de votação eletrônica para as eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua de 17 de novembro. Pouco antes, na abertura da sessão plenária 1.654, nesta quarta-feira (25/10), Daltro havia sido um dos engenheiros civis homenageados pelo presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, pela passagem do Dia do Engenheiro Civil, da Construção e do Patrono da Engenharia Civil, Frei Galvão.  

A condução do teste coube ao diretor da Webvoto, empresa responsável pelo sistema de votação eletrônica, Alexandre Ross Swioklo. “Realizamos eleições em diversos conselhos, disse, citando entre as eleições realizadas apenas este ano as eleições dos conselhos federais de Enfermagem e Medicina e, em breve, a eleição do Conselho Federal de Contabilidade. “A aplicação que vocês vão utilizar na eleição de vocês é uma pequena variação da utilizada nessas outras eleições. Implementamos algumas melhorias solicitadas pela Comissão Eleitoral Federal”, disse, apresentando detalhes sobre os procedimentos prévios ao processo eleitoral. 
 

Auditor Fernando Barreira e coordenador da CEF, eng. civ. Daltro Pereira
Auditor Fernando Barreira e coordenador da CEF, eng. civ. Daltro Pereira


Alexandre Swioklo esteve acompanhado por Fernando de Pinho Barreira, CEO da The Perfect Link, empresa responsável pela auditoria não apenas do sistema de votação, mas também de todo os procedimentos relacionados à eleição, inclusive seus processos administrativos. “A The Perfect Link está conosco desde o início dos processos eleitorais eletrônicos, em 2021, enquanto a Webvoto vem sendo contratada desde o ano passado”, informa a assessora da CEF, Talita Machado. 
 

Confira a relação dos cargos em disputa para as eleições gerais de 2023. 

Com eleitores previamente cadastrados, definidos por decisão plenária, participaram do procedimento: conselheiros federais, presidente em exercício do Confea, diretor-presidente em exercício da Mútua, coordenador do Colégio de Presidentes, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), superintendente Administrativo e Financeiro, superintendente de Estratégia e Gestão, superintendente de Integração do Sistema, gerentes regionais do Confea, gerente de Tecnologia da Informação, equipe de assessoramento à CEF e equipe de fiscalização da contratação.

Mesa de trabalhos do teste da votação eletrônica
Alexandre Swioklo (Webvoto), Fernando Barreira (The Perfect Link), Daltro Pereira  e Talita Machado(CEF), presidente em exercício Evânio Nicoleit e geólogo Mário Cavalcanti



Ao valorizar a sinergia do processo de voto, o CEO da The Perfect Link, Fernando de Pinho Barreira, destacou que a empresa teve a oportunidade de fazer as primeiras eleições eletrônicas de várias categorias profissionais. “Com o Sistema, não será diferente. Esta é a primeira eleição do Confea, mas os senhores já estão familiarizados com ela em outros pleitos mais segmentados. Tenho certeza de que será uma boa experiência para toda a categoria. Nós vamos acompanhar esse teste, mas a auditoria em laboratório vem aplicando uma série de testes mais complexos que abrangem a totalidade do que pode ser previsto em um evento eletrônico pela internet”, disse, enfatizando a importância da homologação do sistema e que o processo eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua foi o mais abrangente em que a The Perfect Link atuou. “Participamos de todos os seminários eleitorais, comunicando com vários segmentos da atuação do Sistema”, disse.  
 
Ao final do procedimento, o presidente em exercício do Confea destacou o sucesso do procedimento. Já na abertura dos trabalhos, Evânio Nicoleit cumprimentou todos os engenheiros civis brasileiros, nominando os conselheiros federais Daltro Pereira, Neemias Barbosa, Carmem Petraglia, o diretor geral da Mútua, Carlos Vilhena, o presidente do Crea-SE, Jorge Silveira; presidente do Crea-CE, Emanuel Maia Mota; a presidente em exercício do Crea-PB, Carmen Eleonôra; presidente em exercício do Crea-SP, Mamedes Júnior; presidente em exercício do Crea-RN, Jorian Alves de Morais e o assessor da presidência do Confea, Samuel Ribeiro. 
 

Página da simulação da eleição virtual que acontece de maneira inédita durante o processo eleitoral do Sistema em 2023
Página da simulação da eleição virtual que marcará a história do processo eleitoral do Sistema em 2023

Detalhes do processo eleitoral eletrônico 
Confira a seguir alguns aspectos gerais do primeiro processo eleitoral eletrônico do Sistema Confea/Crea e Mútua: 
•    No dia anterior ao início da votação, é gerado o par de chaves  
de chaves criptográficas que permitem a encriptação dos votos 
•    A chave privada gerada pelo aplicativo fica em poder da Comissão Eleitoral Federal 
•    A chave privada que permite revelar o resultado dos votos só é passada para a Webvoto ao final da eleição 
•    Uma vez gerado o par de chaves, a chave pública é inserida no sistema 
•    Cerca de meia hora antes da votação é realizada a “zerésima”, realizando a apuração da eleição antes do início da eleição.  
•    O resultado é arquivado para facilitar a auditoria 
•    Qualquer procedimento mais importante do sistema precisa ser feito com o certificado digital 
•    Durante o processo eleitoral, será possível acompanhar a evolução percentual da participação, tanto em nível nacional como regional  
•    Zerésima, apuração e voto são documentos eletrônicos com vali 
•    A apuração não é instantânea porque, nesse momento, todos os “logs” são validados, tendo sua integridade verificada 
•    O tempo da apuração é inferior a dois minutos 
•    É feito então o relatório da eleição, com certificação digital 
•    Os resultados serão individualizados entre os Crea e também por inspetorias


Teste do processo eleitoral 
Durante o teste, as pessoas habilitadas receberam e-mails com a senha para votação. “Esse processo é exatamente como no dia da eleição. Vão ser enviados e-mails com as senhas para todos os eleitores. Caso ele não receba, ele sempre pode se dirigir ao site da eleição onde, além da senha enviada pelo e-mail, existem diversas outras maneiras de o eleitor se autenticar. Ele pode pedir uma nova senha que vai ser enviada ou para o e-mail ou para o SMS cadastrado. Ele pode também se autenticar com o certificado digital ICP Brasil e também com o gov.br”, descreveu Alexandre Swioklo.

Diretor da Web Voto Alexandre Swioklo
Diretor da Web Voto Alexandre Swioklo



O diretor da Webvoto ressaltou que, caso não se queira utilizar a senha, é possível autenticar-se com o certificado digital, certificado em nuvem ou ainda receber o PIN para votação pelo SMS ou e-mail.

Janela da Transparência 
No próximo dia 6 de novembro, os representantes das duas empresas que participam do processo eleitoral do Sistema descreverão aspectos técnicos da segurança do processo eleitoral, inclusive com acesso ao código fonte da aplicação, aos representantes das chapas, no evento chamado “Janela de Transparência”.  

Além de Daltro, a titularidade da Comissão Eleitoral Federal é composta ainda pelos conselheiros federais eng. agr. Daniel Galafassi (coordenador adjunto); eng. mec. Michele Costa; eng. mec. Lucas Carneiro e eng. eletric. eletron. Genilson Pavão. A CEF tem a analista Talita Machado como assistente e a assessoria jurídica do procurador jurídico João de Carvalho.

Henrique Nunes 
Equipe de Comunicação do Confea 
Fotos: Marck Castro/Confea