CIAM: Marcos Túlio defende rompimento de paradigmas

Curitiba (PR), 28 de julho de 2006


A XXXI Reunião Internacional da Ciam teve início ontem com a reunião do Comitê Executivo que contou com a presença dos presidentes do Confea, engenheiro civil Marcos Túlio e do Crea-PR, engenheiro agrônomo Álvaro J. Cabrini Jr. Na oportunidade, Túlio afirmou que em relação ao contexto do Brasil no Mercosul, “é necessário quebrar paradigmas e fazer a integração, pois o país perde muito se ficar isolado, por isso é indispensável  negociar em bloco”.

A reunião promove a integração e harmonização dos novos membros do comitê e da delegação brasileira. “Todos participam de uma mesa de negociação, por isso é preciso que estejam bem preparados e integrados”, disse Cabrini. Ele acredita que  o processo é lento e gradual mas diminuirá as assimetrias entre as nações.  Às 20 horas de ontem, ocorreu a Solenidade de Abertura com a presença de autoridades e representantes das delegações dos quatro países Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A reunião prossegue até amanhã quando será definida a data e o local do próximo encontro.

Novidade  -  Uma das novidades da Ciam é a criação de um foro de discussão. Nele, serão abordadas questões profissionais de temas técnicos e comuns a todas as profissões como ensino, meio ambiente, transgênicos, agrotóxicos, aquíferos, dentre outros. “É um foro virtual que será criado nos portais das instituições vinculadas à Comissão.”, diz a arquiteta e engenheira civil, Carmem Eleonora Soares. Ela explica que o foro será discutido pelas Comissões por profissão, que definirão os temas que acharem convenientes.

Rede de Comunicação – Crea-PR