Confea lança Frente de Valorização Profissional e do salário mínimo

bannersite-valorizacao_profissional-final.png

Brasília, 31 de janeiro de 2024.

Um dos setores que mais contribuem para o desenvolvimento do país, a área tecnológica está na liderança da inovação, sustentabilidade e infraestrutura. Mas, será que esse também é o reflexo da valorização dos responsáveis por esses projetos? Pensando em caminhos para fortalecer o papel destes profissionais, principalmente na construção de cidades e ambientes mais eficientes e sustentáveis, o Conselho Federal de Engenharia, Agronomia (Confea) lança, nesta quarta-feira, 31, a Frente de Valorização Profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua. 

Com o objetivo de estimular denúncias de editais de concursos que não cumprem o salário-mínimo profissional ou até mesmo exorbitam nas atribuições técnicas das vagas, a campanha conta com um site para receber informações e prestar contas do trabalho desenvolvido pelos Conselhos Regionais e Federal. “Acreditamos que a união da nossa categoria é fundamental para que a gente possa mostrar nossa força. A campanha busca aproximar o profissional e cidadãos, convidá-los para serem agentes fiscalizadores de iniciativas que desvalorizem os profissionais. Por isso, decidimos reunir em um único local um canal para que possa ajudar a enxergar as irregularidades, além de compilarmos todas as iniciativas de combate que estão sendo realizadas em todo o Brasil”, explicou o presidente do Confea, Vinicius Marchese. 

https://www.confeavaloriza.com.br/


Além de poder acompanhar o número de ações judiciais que estão sendo protocoladas pelos Conselhos, o profissional vai receber atualizações de sua denúncia. “A partir do momento que recebermos a informação, a equipe jurídica vai estudar o documento e, caso realmente esteja irregular, vamos entrar com as medidas judiciais cabíveis. Sabemos que essa já é uma prática nos Estados, mas agora vamos fortalecer as ações via Conselho Federal. Além disso, passamos a ter um contato direto com o profissional, notificando-o via e-mail com o andamento do processo”, explicou o Advogado Geral do Sistema, Leandro Piccino.  
 

Vice-presidente e presidente Vinicius
Vice-presidente Evânio Nicoleit e presidente Vinicius Marchese durante a primeira plenária do ano

 

Ainda segundo o presidente do Confea, essa é a primeira ação de uma Frente que pretende ampliar, cada vez mais, o trabalho pela valorização da profissão. “Estamos buscando caminhos para que, primeiro, os profissionais enxerguem valor no seu conselho profissional e também para que a sociedade entenda a importância de técnicos à frente de projetos que contribuam com o desenvolvimento do país. A nova plataforma é uma primeira ação. O próximo passo é continuar a aproximação com agentes políticos para que a gente possa tirar do papel leis fundamentais para o fortalecimento da nossa profissão”, concluiu.

Equipe de Comunicação do Confea
Foto: Yago Brito/Confea