Confea participa da solenidade dos 55 anos do Crea-PB

Brasília, 13 de novembro de 2023.
 

creapb_1.jpeg
Luiz Tadeu Dias Medeiros, Carmem Eleonôra, Wilson Lang e Adilson Pontes


Na tarde desta segunda-feira (13), o Crea-PB promoveu o Diálogos do Crea com o tema “A importância dos ex-presidentes do Confea e do Crea-PB na definição de políticas públicas e profissionais nacional e estadual”. A mesa foi composta pela presidente em exercício do Crea-PB, eng. civ. Carmem Eleonôra Amorim Soares; pelo ex-presidente do Confea Wilson Lang; pelo ex-presidente do Crea-PB Luiz Tadeu Dias Medeiros; e pelo representante das entidades, eng. civ. Adilson Pontes, que também preside o Clube de Engenharia da Paraíba. O evento faz parte da solenidade de comemoração dos 55 anos do Crea-PB e dos 90 anos do Confea.

Ao dar início ao evento, a presidente em exercício do Crea-PB, Carmem Eleonôra, enfatizou as transformações ao longo das décadas. "O Sistema tem 90 anos, e as contribuições das pessoas não podem ser esquecidas. Por isso, defendi ao longo desses três anos a obrigação de reconhecer o trabalho dos presidentes de gestões anteriores. Assim como em outros conselhos profissionais, proponho a instituição do 'Conselho de Notáveis'", sugeriu Eleonôra.

Em seguida, a palavra foi cedida a Wilson Lang, que ocupou a presidência do Confea de 2000 a 2005, proporcionando uma retrospectiva das décadas do Sistema Confea/Crea, que celebrará 90 anos em 2023. Durante sua gestão, Lang destacou a criação do planejamento estratégico com o objetivo de transformar o Confea em um ente participativo no debate nacional. “O Confea e os Creas têm de ser referência na promoção de política pública, um agente protagonista”, enfatizou. Sobre a legislação, Wilson contabilizou poucos progressos uma vez que desde a criação da Lei 5.194, em 1966, o único avanço foi a votação direta. “Seguimos tendo apenas 18 conselheiros federais. Temos de cobrar uma ação mais efetiva de ações como a Frente Parlamentar”, sugeriu o engenheiro. 

Em seu discurso, o ex-presidente do Crea-PB Luiz Tadeu Dias Medeiros recordou que em 1975 assumiu pela primeira vez a posição de conselheiro suplente, tornando-se posteriormente o primeiro presidente eleito do Crea-PB em 1985. Medeiros apoiou a ideia de Carmem para que se crie um “Conselho de Notáveis”.  “Com mais de 50 de profissão considero que minha grande obra foi a obra de formação materializada em todos os alunos que passaram por mim como professor”, declarou. 

Para Adilson Pontes, a legislação precisa ser atualizada para que as entidades sejam fortalecidas. Vale lembrar que, recentemente, a Comissão de Trabalho, da Câmara dos Deputados, aprovou o Projeto de Lei 617/19, que autoriza os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) a destinarem parte dos recursos arrecadados a entidades de classe que representem profissionais engenheiros e engenheiros agrônomos.

Programação de aniversário

creapb_bus.jpg
Visita ao Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear)


Pela manhã, durante a visita ao Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear) do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba, a presidente em exercício do Crea-PB, eng. civ. Carmem Eleonôra Amorim, destacou que o Estado é um centro de energias renováveis conhecido em todo o país. “Quiçá o será também em todo o mundo, não só em termos de estudos, mas de atuação profissional”, disse, lembrando o laboratório de Energia Solar instalado desde a gestão do engenheiro civil e engenheiro eletricista Cleanto Torres na década de 1980. Carmem Eleonôra considera ainda que o Confea e o Crea-PB têm grande relevância para a valorização do Cear.  “A universidade tem também uma usina de energia solar que transmite energia para todos os campi”.
Já o ex-presidente do Confea, eng. civ. Wilson Lang, considera-se impressionado ao afirmar que as instalações da Universidade Federal da Paraíba são “perfeitamente sincronizadas com o mercado de trabalho e principalmente com o futuro do desenvolvimento”. Para o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (Ibape), a geração de energia por fontes renováveis representa o que há de “mais precioso na sociedade moderna”. 
 

Wilson Lang
Wilson Lang 


Para Lang, a conexão entre o Sistema Confea/Crea e a Universidade Federal da Paraíba representa cumprir seu principal papel. “Integrar os diferentes agentes da sociedade em prol de uma engenharia mais desenvolvida, social e principalmente comprometida com o desenvolvimento do país representa uma excelente opção para o Crea e o Sistema”, disse, elogiando, entre outras instalações, a central modelo de Energia Solar do Cear. “Há uma estação com placas móveis operada por inteligência artificial, com uma central meteorológica ligada por robores e radares. Realmente, os alunos têm muita capacidade de desenvolver-se. Tudo aponta que os alunos que saem dessa instituição tenham um excelente padrão para atuar nesta área”.

 

creapb_euler.jpg
Carmem Eleonôra e Euler Cassio Macedo 

Já o professor e vice-diretor do Cear, eng. eletric. Euler Cassio Tavares de Macedo, destacou a importância da aproximação entre a UFPB e o Confea. “Para nós enquanto academia é fundamental ter esse tipo de diálogo e interação com o Sistema que nos regula. Então, enquanto formadores de profissionais da Engenharia, é importante ter o Crea próximo da nossa instituição. Ficamos bastante felizes com a presença desse seleto grupo do Crea e do Confea. É importante que o Sistema esteja presente na nossa realidade para que os nossos egressos tenham valorizem cada vez mais o exercício profissional”.

Na terça-feira (14), será realizada uma Sessão Solene Conjunta da Assembleia Legislativa da Paraíba e Câmara Municipal de Vereadores de João Pessoa.  

Fernanda Pimentel e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea 
Fotos: Dalva Rocha