Confea participará de eventos pelo Brasil

Brasília, 26 de julho de 2023.




Na tarde desta terça-feira (26), durante a Sessão Plenária nº 1644, os conselheiros aprovaram a participação do Confea em eventos, possibilitando a participação da instituição por meio de estandes a fim de aproximar o Federal dos profissionais e estudantes. Confira os eventos nos quais o Confea terá estande: 

* Exposição Feira Agropecuária e Industrial do Norte Pioneiro (EFAPI), de 16 a 20 de agosto de 2023, em Santo Antônio da Platina (PR) 
* 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2023), de 18 a 20 de setembro de 2023, no Rio de Janeiro (RJ)
* XLIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção 2023 (Enegep), de 17 a 20 de outubro de 2023, em Fortaleza (CE)
* Encontro Estadual de Hidroponia – Desafios e Recomendações, nos dias 05 e 06 de setembro de 2023, em Curitiba (PR)
* XXII Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias, de 11 a 15 de setembro de 2023, em São Paulo (SP)
* 10° Encontro sobre sistema plantio direto, nos dia 31 de agosto e 1º de setembro de 2023, em Campo Mourão (PR) 
* 1ª Feira SEARVOLAB, nos dias 25 e 26 de agosto de 2023, em Votuporanga (SP) 
* XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), de 21 a 25 de agosto de 2023, em Natal (RN)
* VII Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (VII CIMAS), nos dias 30 e 31 de agosto de 2023, em São Paulo (SP)
* IV Encontro Brasileiro de Coordenadores de Cursos de Agronomia (IV EBCCA), nos dias 11 e 12 de setembro de 2023, em Pelotas (RS)
* III Misosul – Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa do Milho e Sorgo, de 10 a 12 de setembro de 2023, em Pelotas (RS)
* XX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop), de 11 a 15 de setembro de 2023, em Bento Gonçalves (RS) 
* Fruticultura Orgânica - Desafios e Perspectivas, de 20 a 22 de setembro de 2023, em Maringá (PR)
* 23º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Conemi), de 04 a 06 de setembro de 2023, em Vitória (ES)

O Plenário também aprovou a realização e a programação do 2º Encontro Nacional de Assessoria ao Crea Jr (Enasc), que será realizado na sede do Confea, de forma híbrida, no dia 06 de setembro de 2023.

Cais
Durante a sessão, a deliberação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), que autoriza a representação do Confea junto aos Comitês Permanentes “Construção e Ética” e “Jovens Engenheiros” do World Council of Civil Engineers (WCCE) foi aprovada. Foram indicados os engenheiros civis Vitor Chuster e Afonso Luiz Costa Lins Junior para representar o Confea no Comitê Permanente “Construção e Ética” do WCCE.  O Comitê Permanente “Jovens Engenheiros” do WCCE terá como representantes os engenheiros civis Mariana Costa e Samuel de Araujo Ribeiro. O WCCE foi constituído em 2005 com o objetivo de criar uma plataforma global para tratar das questões da Engenharia Civil envolvendo associações profissionais, empresas, organizações não governamentais, instituições de ensino superior e profissionais engenheiros civis, promovendo a mobilidade de engenheiros civis como parte do processo de intercâmbio de conhecimentos em todo o mundo.

Além disso, houve aprovação dos nomes  para representação institucional do Confea junto ao Grupo Técnico para Eficientização de Energia nas Edificações no País (GT-Edificações) do Ministério de Minas e Energia. Os engenheiros eletricistas Flavio Wacholski e Alexsandro Meireles Menezes dos Santos estarão representando o Confea no GT. 

Ainda no período da tarde, foi aprovado o relatório de atividades referente ao exercício de 2022 do Grupo Técnico-Operacional (GTTO) de acompanhamento/execução do Acordo de Cooperação Técnica entre o Confea e o BIM Fórum Brasil. Ficou definido que os conselheiros federais Evânio Ramos Nicoleit e Neemias Machado Barbosa vão compor o GTTO de acompanhamento/execução do Acordo de Cooperação Técnica entre o Confea e o BIM Fórum Brasil para o biênio 2023-2024.

Outra importante decisão dos conselheiros foi a aprovação do termo de adesão do Crea-BA ao Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF) e o Confea. Através desse documento aprovado, será possível implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em um formato multiórgãos. Com esse acordo, o Crea-BA se torna pioneiro Regional na integração dessa plataforma  para criação e tramitação de processos em formato eletrônico. A implantação do SEI em formato multiórgãos permitirá uma gestão mais eficiente, integrada e transparente dos processos, contribuindo para a redução de burocracia e o aprimoramento dos serviços prestados aos profissionais e à sociedade em geral.

Ceap
A Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) apresentou as deliberações para aprovação de registros de estrangeiros. Foi aprovado o registro de Mario Bou Chebl, libanês, com o título de Engenheiro Mecânico no Crea-CE e Miguel Angel Sejas Muñoz, boliviano, obteve o título de Engenheiro Civil no Crea-MT. 

Confira o que foi notícia no plenário pela manhã:
Plenário aprova os 24 trabalhos do Contecc para apresentação oral

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea 
Fotos: Marck Castro