Conselheiros do Confea participam de seminário de barragens em Salvador

Brasília, 24 de maio de 2019.

Representando o Confea, quatro conselheiros federais marcaram presença no XXXII Seminário Nacional de Grandes Barragens (SNGB), em Salvador, entre os dias 20 e 23 de maio. Promovido a cada dois anos pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), nesta edição o SNGB é realizado simultaneamente com o II Simpósio Internacional de Segurança em Barragens (SISB), uma parceria do CBDB com os comitês nacionais de barragens da China, Espanha e Estados Unidos.

Da esq. p/ dir.: Schuring, Ricardo, Inarê e Waldir

Dentro da programação, o eng. civ. André Schuring, eng. civ. Ricardo Araujo, eng. eletric. Inarê Poeta e geol. Waldir Duarte Costa Filho integraram grupo de trabalho do Comitê Brasileiro de Barragens. “Tratamos especificamente da função do Confea na fiscalização do exercício profissional e da sua multidisciplinaridade em relação aos barramentos [estrutura de retenção que pode ser de diversas técnicas construtivas]”, comentou Schuring, que também é coordenador do GT sobre Barragens no Confea.

Veja mais: Grupo de Trabalho sobre Barragens define diretrizes de atuação

Grupo de Trabalho durante seminário em Salvador

Na avaliação de Schuring, a agenda proporcionou oportunidade de aproximação e troca de informações. “O Comitê Brasileiro de Barragens se mostrou receptivo e entendeu a necessidade em aprofundar a fiscalização, no intuito de ampliar a proteção da sociedade. O comitê também sugeriu maior participação do Confea em outros eventos, em que somos necessários, e consideraram positiva a realização do Workshop Barragens promovido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua em abril, em Minas Gerais. Também nos colocamos à disposição para dirimir qualquer dificuldade sobre a temática.”

Compromisso com a sociedade
Na abertura do evento, o presidente do CBDB, Carlos Henrique Medeiros, ressaltou o momento de crise que o país atravessa com o rompimento de duas grandes barragens, e a importância do diálogo e troca de experiências para garantir a segurança das barragens brasileiras. "Nunca as barragens estiveram em tanta evidência, e nesse contexto é imprescindível que façamos algumas perguntas, ‘onde erramos?’ e, principalmente, ‘quem errou?’. Não podemos fechar os olhos para a seriedade da questão, devemos aproveitar essa troca de expertises, enfrentar os desafios, aprender lições e assumir um compromisso com a sociedade; e o primeiro passo é a transparência", afirmou Medeiros.

O secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, destacou a importância da garantia do acesso à água para a população baiana, que passa, entre outras ações, pela construção, manutenção e fiscalização das barragens. "A realização desse evento é de fundamental importância para garantir a troca de experiências, com expertise internacional aqui representada pelos comitês de bacia da Espanha, China e Estados Unidos, para segurança de barragens. Promovendo um intercâmbio em todos os setores, ambiental, de recursos hídricos, saneamento, energia, contribuindo cada um com suas atuações, desafios e metas", afirmou o secretário.

Também compondo a mesa de abertura do evento, o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Leonardo Góes, e o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, anunciaram a construção da barragem do Catolé, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. "Com 70% da população baiana no semiárido, as barragens são fundamentais para garantir o fornecimento de água no estado", afirmou Cedraz.

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa)