Crea-BA conclui relatório sobre acidente no Iate Clube de Ilhéus

Salvador, 21 de fevereiro de 2011.

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Bahia (Crea-BA) divulgou nesta segunda-feira (21) o relatório de constatação nº 002/2011, referente ao acidente ocorrido no Bancários Iate Clube de Ilhéus, no dia 11 de fevereiro. Segundo o documento o acidente foi provocado pelo colapso da estrutura da viga de sustentação da laje dos decks. A equipe do Conselho identificou também que a área se encontra em processo avançado de corrosão e que não havia empresas ou profissionais prestando serviços de engenharia no local, tampouco registro de Anotações de Responsabilidade Técnicas (ART) recentes.

O objetivo do trabalho do Crea foi verificar o envolvimento de profissionais/empresas de engenharia atuando no local a fim de constatar a ocorrência de possível erro técnico, passível de punição por falta ética, além de registrar as evidências do acidente.

Durante a visita não foi apresentado á fiscalização do Crea programa de manutenção preventiva e corretiva da edificação. Não foram localizados os projetos arquitetônico e estrutural, tampouco identificado os seus respectivos autores e executores da obra.

O Conselho abrirá processo administrativo de possível falta envolvendo profissionais da Engenharia e/ou Arquitetura para apuração da responsabilidade.

O acidente - ocorreu na madrugada do dia 11, por volta das 00h25, ocasião em que acontecia a comemoração da formatura da turma de Biologia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, vitimando 23 pessoas com escoriações, cortes e fraturas diversas.

Confira aqui a íntegra do relatório.

Nadja Pacheco
Fonte: Ascom Crea-BA