Em Brasília, reunião técnica abre mais uma Cimeira Bilateral Confea-OEP

Na manhã da 4ª feira, 05/02, ao lado do superintendente de Integração do Sistema, eng. eletric. Reynaldo Barros,  Osmar Barros, eng. civ. e vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), abriu os trabalhos de reunião técnica entre representantes do Conselho e da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP). Como objetivo, os participantes estudam agilizar - por meio de uma plataforma digital - o trâmite de processos relativos ao Termo de Reciprocidade Profissional, assinado entre as instituições.   Em vigor desde 2016, o Termo viabiliza que engenheiros brasileiros e portugueses possam trabalhar nos dois países em igualdade de condições.

Assessorados pelos assistentes Sabrina Carpentier, Mônica Lanes e Flávio Bolzan, os gerentes de Relações Institucionais (GRI), eng. eletric., Fabyola Resende e de Tecnologia da Informação, Rodrigo Borges, representaram o Confea, enquanto a OEP esteve representada pelo gestor João Gens e Carlos Pereira, eng. de informática, respectivamente, chefe de Relações Externas  e gerente de Tecnologia da OEP, o principal ponto debatido  foi o texto da Minuta de Cooperação  para que a plataforma possa ser utilizada por Creas, Confea e OEP. A ideia é reduzir de 90 para 60 dias o prazo - que passa a contar a partir da entrega da documentação pelos profissionais  ao Crea -, análise do Confea e a aprovação da OEP.

Segundo os dados atuais, de 2016 a 2020, 3.800 profissionais brasileiros – maioria de engenheiros civis - obtiveram autorização para trabalhar em Portugal, e 237 profissionais portugueses, de diversas modalidades, se interessaram em atuar no Brasil.

A reunião técnica integra a programação da Cimeira Bilateral Confea-OEP que acontece até 6ª feira, na sede do Confea, em Brasília, e da qual os presidentes e engenheiros civis Joel Krüger, do Confea e Carlos Alves Mineiro,  bastonário – termo que corresponde a presidente – da OEP, participam a partir da 5ª feira, quando serão tratados temas como estatísticas atualizadas do Termo de Reciprocidade, plataforma digital e o processo eleitoral das duas instituições.

Na 5ª feira, além dos presidentes Krüger e Mineiro Aires, de João Gens e Carlos Pereira, participam da Cimeira Confea-OEP, o eng. civil Antônio Aragão, coordenador do Colégio de Presidentes de Creas, Valmor Pietsch, eng. agric.. que preside o Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e conselheiros federais.  


Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea