Hamilton Nazareno Ramos Schaefer

Perfil

Redes de distribuição elétrica para a área rural de Santa Catarina, iluminação em escolas do interior do estado, três livros, dez laboratórios de eletricidade e magnetismo para escolas técnicas... Esses são apenas alguns dos itens que compõem o currículo de Hamilton Nazareno Ramos Schaefer, apegado à profissão, ao país, ao estado, à cidade, ao bairro...

Hamilton morou fora da cidade natal por apenas cinco anos: quando estudou Engenharia Elétrica em Porto Alegre. Voltou logo após a formatura para dar aula na primeira turma de Engenharia Industrial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde lecionou a mais de 4 mil alunos, durante trinta anos. “Essa é a parte mais bonita de tudo isso”.

Entre suas atuações na UFSC, o engenheiro fundou a Associação dos Professores e fez o projeto de iluminação da biblioteca, no início dos anos 1980. “Os alunos reclamavam, diziam que a biblioteca parecia um eclipse. E eu disse ‘pode deixar que vou dar um jeito nisso. Vocês vão ter que usar óculos escuros!’”.

Schaefer também fez projetos de iluminação para escolas do interior de Santa Catarina, que posteriormente vieram a se tornar universidades. Para ele, deve haver uma maior conscientização sobre a importância da boa iluminação para o bem-estar das pessoas. Nessa linha, ele desenvolveu um software de projetos elétricos, que, na década de 1990, chegou a ser premiado na Fenasoft, na época a maior feira de informática da América Latina.

Em 1999, Hamilton tomou a frente, de forma voluntária, da construção colaborativa do Parque de Coqueiros, no seu bairro, em Florianópolis. Sob sua liderança, a comunidade se cotizou e conseguiu concluir a obra. Em torno de 300 pessoas auxiliaram nos custos de manutenção do parque, além do apoio de empresas. Hoje, os 50 mil km2 formam um ponto turístico na capital catarinense.

"O ser humano é mais completo do que uma profissão. Você tem que se doar para a sociedade, usar a técnica para o bem das pessoas, retribuir um pouco daquilo que a gente ganhou da sociedade. Ninguém cresce sozinho. Quando você cresce, você pode ajudar pessoas a crescerem também. E você continua aprendendo", conclui o engenheiro, professor, marido, pai, avô e construtor de parque.

 

Trajetória profissional

Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina  - UFSC (1962-1992); Presidente da Associação Catarinense de Engenheiros (1970-1974); Vice-reitor da UFSC (1972-1976); Conselheiro regional do Crea-SC (1964-1966; 1979-1984); Presidente da Associação dos Professores da UFSC (1975-1976); Presidente da Sociedade Amigos de Coqueiros (1999-2006).