Waldemir das Graças Lucena dos Santos

Perfil 

Pioneiro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima (Crea-RR), o engenheiro civil Waldemir das Graças Lucena dos Santos contribui há duas décadas para a história do Sistema Confea/Crea e Mútua. Iniciou carreira no cargo de inspetor subordinado ao Crea da 20ª Região que até 1998 abrangia os Estados do Amazonas e de Roraima. Em 1999, um ano após a criação do Regional roraimense, chegou ao posto de gerente operacional e, entre 2000 e 2005, assumiu a presidência.

À frente do Crea-RR realizou melhorias na autarquia voltadas para o aprimoramento das atividades-fins. Foi implantada fiscalização do exercício profissional setorizada em Boa Vista, posteriormente expandida para os municípios. Os primeiros carros foram adquiridos e foi implementada fiscalização em diversas áreas da Engenharia, como sonorização, estrutura metálica carnavalesca, parque de diversão, madeireiras, elevadores e refrigeração.

Focado no progresso do Conselho, Waldemir investiu na modernização da rede de internet e computadores, bem como incentivou a estruturação contábil, financeira e administrativa do Regional. Também foi adquirido terreno para construção da sede. “Minha experiência inicial, enquanto inspetor, influenciou minha gestão na presidência especialmente na definição das metas de fiscalização do Crea”, conta o ex-presidente, ao lembrar que o trabalho na base ensinou a ele quais eram as reais necessidades da organização. É iniciativa dele ainda a instalação, em 2003, da Caixa de Assistência dos Profissionais do Estado (Mútua-RR), da qual foi diretor-geral tempos depois, entre 2012 e 2014. 

Ao falar dos resultados de seu mandato, o engenheiro mostra-se realizado. “A equipe sempre esteve junto, trabalhando, sacrificando-se. Senti muita gratificação porque todos ajudaram para que o Conselho Regional crescesse, sempre com ajuda do Confea e da Mútua”.

Entusiasta do Sistema Profissional, Waldemir decidiu em 2005 dar mais uma contribuição para a autarquia: escreveu o Projeto Memória do Crea-RR relatando a trajetória que ele acompanhou de perto desde antes da criação do Regional. “Eu me preocupei em resgatar a história porque não tinha nada escrito. Arregacei as mangas e fui escrever para que os fatos não ficassem esquecidos”. 

Hoje, mesmo não trabalhando no Sistema, o engenheiro civil continua sendo referência para as lideranças do Crea e Mútua roraimenses. “Com frequência, recebo ligações e sou consultado sobre os assuntos das duas instituições”, comenta com orgulho.   

 

Trajetória profissional

Chefe da Divisão de Estudos e Projetos e Fiscalização da Secretaria de Obras e Serviços Públicos – SOSP, em Boa Vista (1982-1983); Chefe da Divisão de Fiscalização de Obras da SOSP (1983-1985); Secretário de Obras e Serviços Públicos do Território Federal de Roraima (1984-1985); Diretor do Departamento de Edificações e Instalações da SOSP (1985 e 1986-1991); Presidente da Comissão de Avaliação Permanente dos Imóveis Patrimoniais do Território Federal de Roraima (1989-1991); Inspetor titular do Conselho Regional, Arquitetura e Agronomia; Diretor de Obras da Secretaria Municipal de Obras de Boa Vista (1994); Gerente operacional do Crea-RR (1999); Presidente do Crea-RR (2000 a 2005); Assessor técnico das Câmaras Especializadas do Crea-RR (2006); Coordenador de Caracterização do Patrimônio da União Federal, na Superintendência do Patrimônio da União Federal em Roraima do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2010); Fiscal federal da Superintendência do Patrimônio da União (2010-2016); Diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-RR – Mútua (2012-2014); Superintendente substituto da Superintendência do Patrimônio da União Federal em Roraima do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2014); Atualmente é engenheiro na Divisão de Caracterização do Patrimônio da União Federal, na Superintendência do Patrimônio da União Federal em Roraima do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde dá suporte técnico para análise de processos relativos à regularização fundiária de imóveis públicos.