José Francisco de Lima

Perfil

Uma prosa bem-humorada, mas firme. Foi assim que começou a conversa com o engenheiro civil e professor José Francisco de Lima. Nesses mais de 40 anos de profissão, José foi conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) por duas vezes e também presidiu a autarquia. Em sua gestão, criou inspetorias e sempre foi muito estimado pelo corpo funcional da instituição. O engenheiro relembra com orgulho que o estado foi o primeiro a adotar, mesmo com muitas críticas e resistências, o receituário agronômico, que anos mais tarde se tornou obrigatório em todo o país. 

Tendo a engenharia como primeiro ofício e professor como segunda profissão, Lima foi o idealizador da comemoração dos 45 anos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que teve início em 1970 e foi concluída em agosto de 1975, na época da então Universidade Estadual de Mato Grosso.  O engenheiro civil José Francisco de Lima, que se formou  na segunda turma e em seguida se tornou professor da instituição, relembra que no período de criação do curso, na década de 70, o país estava em pleno desenvolvimento, vivendo o chamado “Milagre Brasileiro” e devido a isso investia e necessitava de engenheiros.

Lima defende que os profissionais têm de participar de forma mais atuante dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua, mas sempre oxigenando os personagens e dando voz a todas as profissões que integram o Conselho. O engenheiro espera que a profissão volte a ser valorizada e respeitada, pois cabe a ela o progresso de uma nação.   O dom da engenharia está na genética familiar, provavelmente por isso o filho Eloi Azevedo Medeiros de Lima e o neto Gabriel de Lima seguiram o caminho do patriarca da família.  Mais que seguir o exemplo, eles tiveram a oportunidade, na prática, de ser aluno do professor, que também é pai e avô. 

Atualmente, José se dedica à sua empresa no ramo da engenharia e cumpre com seriedade o lema de seu hobby: “Jipeiro não entra na terceira idade, vive a segunda infância”. Assim ele segue desbravando o Pantanal em expedições com seu Jeep Willys vermelho ano 51 companheiro de muitas aventuras. 

O Sistema Confea/Crea, por meio das Honrarias do Mérito do ano de 2017, registra sua homenagem a esse profissional pelo relevante serviço prestado ao país e à valorização da área tecnológica em sua prática, seja como engenheiro seja como professor, por uma trajetória pautada pela ética. 

 

Trajetória Profissional 

Engenheiro projetista de estruturas de concreto armado e protendido na empresa Escritório Técnico Euclydes de Oliveira Ltda Etelo – (1975 a 1986); Professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  - UFMS (1977); Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia -  Crea-MS  (1984 a  1987 / 2003 a 2005);  Fundador da empresa JF Engenharia de Estruturas Ltda responsável por vários projetos de estruturas em concreto armado e protendido e estrutura metálica de edifícios e pontes (desde 1986); Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea-MS (1988 a 1990);

Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande/MS (AEACG).