Normando Perazzo Barbosa

 

Perfil

 

São quatro décadas de dedicação à engenharia tendo como grande feito, segundo o próprio homenageado, repassar os ensinamentos a muita gente jovem, sempre enfatizando a ética e a honestidade, com esperança de mudar a sociedade em que vivemos. Esse é Normando Perazzo Barbosa, professor doutor que desde 1988 também atua nos campi da Paraíba alternando, no decorrer dos anos, entre Campina Grande e João Pessoa. O engenheiro acredita que com a utilização de materiais alternativos e profissionais inteirados da técnica, pautados pelo compromisso social, pode-se chegar a uma real mudança. 

O paraibano, até pela realidade de seu estado, defende uma engenharia mais sustentável e inclusiva. Norteado por esses princípios, o engenheiro é um entusiasta do uso de materiais de construção não convencionais, como tijolos de terra crua, bambu, fibras vegetais e resíduos da construção civil.  O uso da terra crua na construção civil é uma realidade em vários países do mundo e virou tema de graduação e mestrado em universidades estrangeiras.  Em agosto de 1995, foi levantado um primeiro Centro Comunitário, no município de Sapé (PB), seguindo-se a construção de mais de 30 casas de terra. Desde então diversas parcerias, principalmente com as ordens religiosas, foram feitas para levar essa biotecnologia a municípios em estado de vulnerabilidade social como Areia e Santa Rita, na Paraíba. A Universidade Federal da Paraíba  (UFPB) é parceira dessas pesquisas, que recebe colaboração técnica e financeira de voluntários da Itália, de onde a técnica foi originada. 

Ao longo de sua história, Normando foi acumulando reconhecimento profissional que se deu por meio de premiações como a Medalha Sapientia Aedificat - representante dos pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em comemoração aos 50 anos da Instituição. O engenheiro ainda recebeu Menção Especial pelo desenvolvimento de novas pesquisas tecnológicas na I Mostra de Arquitetura Paraibana, Instituto dos Arquitetos do Brasil-PB/Centro de Tecnologia da UFPB, além do Prêmio Orientação de Jovem Pesquisador, XI Encontro de Iniciação Científica – Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).  

Além de participar de diversas pesquisas, Perazzo também atua como consultor nas áreas de Engenharia Estrutural, Construção Civil e Materiais de Construção. O professor doutor tem mais de 30 publicações em periódicos nacionais e internacionais e participação em mais de 150 em congressos. Outro destaque  é a atuação acadêmica do homenageado que impressiona, pois participou de muitas bancas examinadoras de promoção de professores, mestrado e doutorado, no Brasil e até no exterior. Atualmente coordena a Rede Brasileira do Bambu, sendo o responsável por organizar o texto da proposta de norma sobre Estruturas de Bambu, além de integrar a  comissão de estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) "Construções com Terra", sendo um dos responsáveis pela elaboração do texto da norma "Alvenarias de adobe".

Referência nacional e internacional, na pesquisa e na engenharia, Normando Perazzo Barbosa agora tem seu nome registrado entre os profissionais de destaque no Sistema Confea/Crea e Mútua pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do País.  

 

Trajetória Profissional

 

Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Inventor de Artefato prensado de terra crua para uso em construções de pequeno e médio portes;  Colaborador na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco; Responsável pela elaboração de mais de 60 Laudos Técnicos de Instituto Tecnológico para a Caixa Econômica Federal  por meio da SCIENTEC, Associação sem fins lucrativos ligada ao Centro de Tecnologia da UFPB;  Responsável por programa de substituição de mais de trinta sub-habitações em favela por casas com a tecnologia dos tijolos prensados de terra crua; Prestação de serviços voluntários à comunidade junto à organização religiosa Casa dos Sonhos.  Seus trabalhos já tiveram destaque na Rede Brasil, TV Futura, e em muitas reportagens de TV e jornais locais. Consultoria para diversas instituições, entre elas, o Ministério Público Federal para acompanhar as investigações sobre o rompimento da Barragem de Camará (PB); Consultoria para Secretaria de Recursos Hídricos da Paraíba para emitir parecer sobre o projeto de recuperação estrutural da Barragem de Camará (PB);  Consultor para a OAS para elaboração de Controle de Qualidade de Projeto (CQP) de pontes e viadutos da rodovia SP 270 e da rodovia SP 225 (mais de 30 CQPs); Controle tecnológico de materiais de construção em geral, no Laboratório de Ensaios de Materiais e Estruturas da UFPB; Projeto estrutural de Edifício em Jaboatão dos Guararapes para a Caixa Econômica Federal; Projeto estrutural do Edifício Solar de Barcelona, João Pessoa (PB) para Construtora Nobre (15 pavimentos); Projeto estrutural do Edifício Paineiras, João Pessoa (PB)  para Construtora Recol (17 pavimentos); Projeto de ampliação do maciço da barragem em pedra argamassada do Rio do Canto para abastecimento do Município de Areia (PB); Relatório técnico sobre fissuração prematura da ponte canal do Tabuleiro de Russas (CE) para a Sondotécnica (RJ);  Projeto estrutural dos muros alas do vertedouro, além de diversas obras hidráulicas e de saneamento são algumas das realizações do engenheiro.