Nova campanha institucional do Sistema Confea/Crea está no ar

 

Brasília, 25 de novembro de 2019.

Comercial de TV e cinema, spot para mídias, anúncio de revista e outdoor. Com essas peças publicitárias, o Confea dá início a sua nova campanha institucional, tendo como tema “A Engenharia Transforma”. Será possível atestar, por meio da linguagem publicitária, que “A Agronomia transforma – do algodão à sua roupa”, “A Engenharia transforma, do tijolo aos edifícios”; “A Agronomia transforma – da semente à sua refeição” ou “A Engenharia transforma – da areia ao celular”, entre outros exemplos da atuação das áreas tecnológicas.

As campanhas serão exibidas em novembro e dezembro nos canais fechados Globo News e SportTV, em comerciais de 30 segundos. Salas de cinema de todas as capitais também recebem o mesmo anúncio, ao longo de duas semanas. Na internet, os portais Globo.com e Uol receberão peças em diversos formatos.  Revistas de bordo das companhias Passaredo, Latam, Gol e Azul receberão anúncios de página inteira no mês de dezembro. De 25 de novembro a 8 de dezembro, diversas cidades do país recebem outdoors, enquanto aeroportos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Manaus e Curitiba recebem, desde o dia 15 de novembro, por um mês, outras peças de divulgação da campanha, inclusive uma mídia de acesso ao wifi, extensiva aos aeroportos de Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Alegre.

 

Confira o vídeo da campanha

Conceito
O  conceito da campanha destaca a importância da engenharia para o desenvolvimento do país, com base na capacidade de tornar real, em nosso dia a dia,  aquilo que apenas imaginamos. É o que explica o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. “Por meio da engenharia, as pessoas adquirem condições para habitar melhor, transportar-se com mais rapidez, comunicar-se de forma mais eficiente, além de adquirir melhores condições de conforto e segurança em diversas situações e de ter acesso a alimentos mais nutritivos e saudáveis”, considera.

Joel lembra ainda que o profissional da Engenharia está presente nas fábricas, nos canteiros de obras habitacionais e de infraestrutura, nas universidades, nos laboratórios científicos, nos centros de pesquisas tecnológicas, nos transportes, na geração de energia, nas comunicações, na produção de alimentos, entre outras situações. “Ele pode trabalhar em pesquisa, buscando novos conhecimentos e técnicas; no desenvolvimento de tecnologias; no desenho e planejamento de soluções; na produção, transformando matérias-primas em produtos; na construção, concretizando os desenhos; na operação, mantendo e administrando as máquinas para otimizar a produtividade; e na administração, planificando, organizando, programando, dirigindo e controlando o desenvolvimento de projetos”.

Ao expor as soluções tecnológicas para as necessidades sociais, industriais e econômicas, transformando ideias em realidade, desde o desenvolvimento de um projeto até sua execução, a proposta da agência publicitária contratada pelo Confea apresenta uma continuidade da campanha realizada sob o tema “Tudo Gira nas Mãos da Engenharia”, em 2017 – bastante elogiada pelos profissionais do Sistema.  “Pretendemos fazer uma nova versão da campanha anterior. A ideia é manter o conceito ‘Tudo gira’, porém, com uma nova abordagem, uma nova roupagem. Vamos continuar mostrando a importância da engenharia na vida das pessoas, porém, fazendo um novo exercício criativo, novos roteiros, novos anúncios e títulos”, explica o publicitário Felipe Sampaio.

Visão do CCM
Segundo o representante do Colégio de Entidades Nacionais no Conselho de Comunicação e Marketing – CCM do Confea, eng. mec. Marco Aurélio Braga, o Confea será apresentado como a instituição “que é a voz desses profissionais, fiscalizando e regulamentando essa classe tão importante para o desenvolvimento. Também será destacado que, para ter tranquilidade e segurança, é preciso contratar um engenheiro”, acrescenta, considerando ainda que o Confea é a entidade que está por trás de mais de 300 títulos profissionais entre engenheiros e tecnólogos no Brasil, regulamentando e fiscalizando o exercício profissional.

“O Sistema Confea/Crea possui papel relevante no contexto social, político e econômico do Brasil, atuando em toda a vida nacional. Essa característica traz legitimidade para que a instituição contribua na elaboração e implementação de políticas públicas, na defesa de ideias e projetos de desenvolvimento, em sintonia com o sentimento de um país e um mundo em rápida transformação, que vive e deseja o crescimento econômico com justiça social. Esta campanha expressa esse sentimento, de que a engenharia transforma o nosso país”, complementa a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, representante do Colégio de Presidentes no CCM.

“É preciso destacar continuamente que o Sistema Confea/Crea e Mútua é um conjunto amplo de organizações autônomas e interdependentes, com finalidades próprias e que juntas buscam promover melhorias na qualidade de vida, no bem-estar da sociedade e na geração de riquezas para o país, por meio dos serviços técnicos prestados pelos profissionais de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia. Tudo isso é sintetizado por essa campanha”, argumenta o representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas no CCM, eng. agr. Kleber Santos.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea