Ofertas e Demandas Brasileiras são discutidas em evento da CIAM

Curitiba (PR), 27 de julho de 2006.

No segundo dia do seminário preparatório a XXXI Reunião Internacional da Ciam (Comissão de Integração de Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia para o Mercosul), a engenheira agrônoma e conselheira federal Maria Higina do Nascimento e a arquiteta e engenheira civil, Carmem Eleonora Soares realizaram a apresentação e discussão dos documentos relativos à Comissão. Regulamentar no Mercosul uma unidade única de acervo técnico; regimento a ser formulado e plano de trabalho foram os três pontos discutidos com a delegação brasileira durante a primeira apresentação que teve início às 8 horas.

Na seqüência, os participantes assistiram a uma vídeo-conferência do primeiro secretário do Ministério das Relações Exteriores, Michel Aslanian Neto, situando a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Mercosul no que diz respeito às “Ofertas e Demandas Brasileiras em Presença Comercial – Visão do Governo Brasileiro”. A coordenadora geral de serviços substituto da Secretaria de Comércio e Serviço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ana Junqueira, complementou o assunto abordando as negociações comerciais de serviços no Mercosul e na OMC. “Tanto para o brasileiro que trabalha no exterior, quanto o estrangeiro que vem trabalhar no Brasil é necessário ter uma visão integrada dos módulos de prestação de serviço para que a negociação realmente ocorra”, diz Ana.

Na sua apresentação, Ana aproveitou a oportunidade para falar sobre o trabalho da Secretaria e sobre a importância de definir políticas públicas para o setor de serviços. Rede de Comunicação CREA-PR

Da Assessoria de Comunicação
Do Crea/PR