Presidentes de Creas, do Confea e da Mútua se encontram em Fortaleza

Brasília, 26 de março de 2014

Que se foque na vida dos profissionais, que essa seja a prioridade: esse foi o apelo feito pelo presidente do Confea, Vinicius Marchese, durante seu discurso de abertura na 2ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que está sendo realizada nestas terça e quarta-feira (26 e 27/3), em Fortaleza/CE. “Onde vocês forem levar melhorias para os profissionais, vocês terão no Confea um parceiro”, concluiu Vinicius.

Presidente do Confea, Vinicius Marchese, ao lado da coordenadora do CP, Rosa Tenório, e do anfitrião do evento, Fernando Galiza 

Ainda em seu discurso, Vinicius destacou a importância da cartilha de concessões públicas e parcerias público-privadas no auxílio da fiscalização e pediu que os presidentes dessem maior divulgação a elas. Também mencionou a nova parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas e pontuou sobre a importância de se ter representação na Associação para conseguir negociar a parceria.

Também pela manhã, o conselheiro federal coordenador da Comissão Eleitoral Federal – CEF, Neemias Machado Barbosa, fez uma apresentação sobre o processo eleitoral deste ano. Após mostrar a composição da CEF e o calendário eleitoral, Barbosa deu detalhes sobre os requisitos que o delegado eleitor de conselheiro representante de instituição de ensino deve ter e depois sobre como será o processo para eleição dos outros cinco conselheiros federais representantes das modalidades profissionais. “A CEF reitera seu compromisso com a transparência do pleito”, afirmou Neemias antes de encerrar a palestra.

presidente do para
Presidente do Crea-PA, Adriana Falconieri

Entre os informes dos presidentes de Crea, a presidente do Regional paraense, Adriana Falconieri, celebrou o fato de que 100% dos formados no estado estão se registrando no ato da outorga do título profissional. “Antigamente era 50, 60%. Compramos até mais quatro impressoras para dar conta da demanda”, compartilhou.

O presidente do Crea-PB, Renan Azevedo, também compartilhou as novidades que estão sendo implementadas para aprimorar os serviços no Regional. Entre as melhorias, estão a contratação de call center, transmissão ao vivo da sessão plenária, veiculação de podcast e promoção de hackathon. “Estamos atendendo as demandas colhidas durante o período eleitoral com os profissionais, que diziam sentir falta de modernização. Com isso, agora vamos conquistando a confiança deles”, afirmou. 

Já o presidente do Crea-ES informou que o Regional está dando apoio técnico às prefeituras, Defesas Civis locais e ao Corpo de Bombeiros, frente aos desafios impostos pelas fortes chuvas que devastaram o sul do Espírito Santo no último fim de semana. “Temos que participar, sim, da coordenação desses trabalhos”, salientou. No comitê de crise, o Crea-ES disponibiliza mão de obra técnica qualificada, que está sendo fundamental nos levantamentos de riscos geológicos e estruturais que possam ameaçar a segurança da população nas áreas afetadas.

Na sequência, durante o período da tarde, o coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema – CCSS, Aysson Rosas Filho, comunicou os presidentes de Creas sobre o status da análise de prestação de contas de convênios dos Regionais. “Estamos trabalhando para melhorar a gestão e não ter processos represados na CCSS”, garantiu o conselheiro. 

Ao representante do Confea, a coordenadora do Colégio de Presidentes, Rosa Tenório, propôs que a análise de processos seja cada vez mais célere para que a prestação de contas seja avaliada durante o mandato dos presidentes de Creas. “Espero também contar com a colaboração dos presidentes de Creas no acompanhamento de suas prestações de contas dentro do próprio Regional. Precisamos de um esforço coletivo para estarmos em dia”, acrescentou. 

coordenadora do Colégio de Presidentes, Rosa Tenório
Coordenadora do Colégio de Presidentes, Rosa Tenório (Crea-AL)

Soea em 2025
O colegiado aprovou ainda a candidatura do estado do Espírito Santo para sediar a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a ser realizada em 2025, quando também será promovido o Congresso Nacional de Profissionais (CNP). “Quero agradecer, neste momento de emoção, porque estamos nos preparando há anos para dar, à altura dos nossos profissionais, uma verdadeira atualização e aperfeiçoamento profissional durante este evento que é o maior da área. Conto com apoio de todos”, ressaltou o presidente do Crea-ES, Jorge Silva. A indicação seguirá agora para o plenário do Confea. 

Presidente do Crea-ES, Jorge Silva

Centro de Gestão de TI junto aos Creas
O presidente Vinicius Marchese listou as frentes de trabalho que o Confea está desenvolvendo a fim de que o Sistema tenha uma performance cada vez mais sofisticada. Entre as iniciativas, estão em estudo a implantação de um data center nacional, a adoção de registro profissional único, a ampliação do SEI multiórgãos para mais Creas e expansão de Business Intelligence (BI) para os Regionais. “A ideia é ter uma rotina administrativa mais simplificada, com soluções que promovam transparência, economicidade e padronização”, frisou Marchese.

Metas finalísticas
Ao final, os representantes do Crea-SC, Ingo Wernek, e do Crea-SP, Lucas Costa, apresentaram a proposta final do Plano de Metas Finalísticas 2025-2027. A criação do plano, por meio da Decisão Normativa nº 119/2023, foi efetivada com a participação colaborativa entre o Confea e os Crea, dentro de um comitê técnico-operacional.  

Ingo Wernek (esq.) e Lucas Costa

O Plano de Metas Finalísticas abrange cinco objetivos estratégicos, 14 metas, três indicadores no subprograma registro, nove no subprograma fiscalização e oito no subprograma julgamento e normatização. “A ideia é trazer inovação e garantir legalidade ao mesmo tempo. No caso do subprograma registro, por exemplo, o objetivo prevê implantar soluções tecnológicas e normativas, uniformizadas em âmbito nacional, voltadas ao registro de pessoas físicas e jurídicas, Anotação de Responsabilidade Técnica, Acervo Técnico e Operacional”, comentou Lucas.

Já o subprograma fiscalização objetiva a “unicidade de ação e a uniformidade de procedimentos do Sistema”, como explicou Wernek. Para isso, será necessário atualizar normativos, adotar ferramentas e aperfeiçoar métodos. Já o trabalho de julgamento e normatização será aprimorado para garantir mais eficácia e celeridade. Entre as soluções para esta área, está o uso de Inteligência Artificial na análise automatizada de documentos.  

A coordenadora Rosa Tenório agradeceu o compartilhamento das informações, reconhecendo o poder de transformação e inovação da diretriz. “Este plano é importante porque ele vai embasar a elaboração dos planos plurianuais dos Creas”, salientou. 


Beatriz Craveiro e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea