Seminário de Ética reúne profissionais de todo Brasil no Crea-ES

Vitória, 20 de setembro de 2018

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) recebe profissionais de todo Brasil para debater ética profissional. O Seminário Nacional de Ética é uma realização do Crea-ES, junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE). A programação começou nesta quarta (19) e segue até quinta-feira (20).

Em 2018, a temática da ética está sendo aprofundada nos debates do Sistema Confea/Crea. A 75º Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) teve como tema principal “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. O objetivo do Seminário Nacional de Ética é aprofundar esse debate.

Nos dois dias de evento, que está sendo realizado na sede do Crea-ES (Vitória), as Coordenadorias Nacionais de Comissões de Ética de todos os Creas estarão reunidas com objetivo de nivelar o entendimento sobre as disposições contidas no anexo da Resolução nº1 1004/2003, que regulamenta a condução do processo ético disciplinar. A decisão normativa 94/2012 é outro ponto abordado na programação.

Abertura

Na abertura do evento, o engenheiro ambiental Giuliano Batisti deu boas vindas aos presentes e destacou que o tema da ética transcende o que o próprio código do Sistema Confea/Crea. “A ética é herdada das famílias, estudada nas escolas. Por esse motivo, a mesma é tão importante e deve ser debatida”, disse o diretor adiministrativo do Crea-ES que, na ocasião, representou a presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho.

Para o Coordenador da Comissão de Ética do Crea-ES, Carlos Dias, ética é comportamento e, por esse motivo, o seminário é de tamanha relevância. O evento busca apresentar o trabalho continuado de multiplicação das informações éticas a nível nacional.

De acordo com Carlos, deve-se debater ética, pois “o princípio das ações da sociedade é moral. Desta forma, quando a mesma está estabelecida, a moral se modifica, tornando-se uma ação ética. Por esse motivo, nós da Comissão Ética do Crea-ES estamos trabalhando com muita força nesta área. Percebemos que, com o passar dos anos, a sociedade necessita rever seus conceitos morais profissionais. Tudo isso reflete na conduta moral/ética do profissional”.

Ainda de acordo com o coordenador, o evento, na verdade, está trabalhando com quem já está envolvido com a questão ética no dia a dia. “O Seminário está aplicando um conhecimento a mais para que nós possamos trabalhar nos processos e entender aspectos legais e cíveis de cada caso”, explica.

Leia também:

Profissionais de todo Brasil debatem ética no Crea-ES

75ª Soea: Procuradora do Crea-ES debate integração de processos éticos disciplinares

Crea-ES marca presença na 75ª Soea por mais igualdade e ética na área tecnológica

Creas de todo país debatem integração das comissões de éticas profissional


Carolaini Felício
Equipe de Comunicação do Crea-ES