Setor sucroalcooleiro apresenta-se como alternativa para geração de energia

Maceió (AL), 1º de agosto de 2006

O presidente do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo, participou ontem, 31 de julho, da abertura da 3ª feira do setor sucroalcooleiro, a Fersucro, e do XXIII Simpósio da agroindústria da cana-de-açúcar de Alagoas. O evento ocorreu no Centro de Convenções de Maceió-AL, com o tema “Agronegócio da cana-de-açúcar”.

Túlio ressaltou a importância do setor não apenas para a economia de Alagoas, mas para o Brasil. “Entre outros, o setor é das principais alternativa para o petróleo na geração de energia. Uma grande alternativa para o mundo como um todo. É preciso estudar um processo que garanta sustentabilidade efetiva”, destacou o presidente. Ele ressaltou também a importância de se pensar na estabilidade da produção do álcool. “A sazonalidade precisa ter um planejamento efetivo. A confiabilidade na produção é que vai garantir o sucesso desse mercado no mundo”, ressaltou.

O presidente da Sociedade de Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil – Setor Lesta (Stab Leste), Cândido Carnaúba Mota, também presente na mesa de abertura do evento, destacou a o aproveitamento energético do bagaço de cana-de-açúcar. “Estamos na era da agro-energia. Ao contrário do petróleo, o cultivo da cana é breve e sua assimilação não acarreta risco para o meio ambiente. O Brasil tem capacidade de atender todos os mercados para esse produto”, destacou Carnaúba.

Também estiveram presentes na mesa de abertura do evento o secretário Arnóbio Cavalcanti, representando o governador do Estado; a reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ana Deize Rezende; o presidente da Federação das Indústrias, José Carlos de Andrade e o diretor de marketing da StabLeste Djalma Euzébio Simões Neto.

Por Mariana Zanatta
Equipe de Comunicação do Confea