Confea e Sebrae dialogam sobre oportunidades empreendedoras para profissionais e empresas

Brasília, 8 de novembro de 2023.

Liderada pelo presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, uma delegação do Conselho Federal foi recebida, na tarde desta terça-feira (7/11), pela diretora de Administração e Finanças do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Margarete de Castro Coelho.

"Foi uma reunião de aproximação entre as instituições com o objetivo de buscar uma atuação conjunta. A ideia é sensibilizar e promover uma cultura empreendedora entre os engenheiros, agrônomos e geocientistas", disse Nicoleit.

Também presente à reunião, o assessor da Presidência do Confea, eng. civ. Samuel Ribeiro, explicou que o assunto está embasado nas demandas dos profissionais. “Uma das propostas aprovadas no 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) trata da criação do Programa Jovem Engenheiro, que tem sido assunto discutido no Confea. O programa visa à aproximação do Confea e dos Creas com os recém-ingressos no mercado de trabalho. Um dos eixos do programa é sobre empreendedorismo e emprego que auxiliará o profissional a adentrar o mercado de trabalho. Nesse sentido, essa parceria entre o Sistema Profissional e o Sebrae irá fortalecer ainda mais as ações previstas.”

Na ocasião, foi discutida a elaboração de um acordo de cooperação técnica (ACTs) a ser firmado entre o Confea e o Sebrae, com vistas a fomentar a educação empreendedora no Brasil. 

Para viabilizar esse acordo, a diretora do Sebrae colocou a equipe técnica da instituição à disposição do Confea. “Será uma parceria de mão dupla”, afirmou Margarete de Castro Coelho.

O Sebrae, assim como o Sistema Confea/Crea, tem suas seccionais distribuídas pelas unidades da federação. "O intuito é que essas seccionais façam ACTs com os Creas nos moldes do documento federal para que os princípios do documento ganhem capilaridade", completou o presidente.

A delegação do Confea foi composta pelos conselheiros federais eng. agr. Francisco Lira e eng. civ. Neemias Barbosa, e pelos assessores Raniery Paulino, José Maria de Vasconcelos, Samuel Ribeiro e Mônica Lannes.


Equipe de Comunicação do Confea