Coordenador da CCEEF detalha plano de trabalho para este ano

Brasília, 7 de março de 2022.

Eng. ftal. Antônio José Figueiredo Moreira (Crea-PA)


Em seu segundo mandato à frente da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF), o eng. ftal. Antônio José Figueiredo Moreira (Crea-PA) descreve as prioridades para 2022.  Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) há 40 anos, além de conselheiro do Crea Pará, Antônio José Figueiredo Moreira é engenheiro florestal formado pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), especialista em Silvicultura Tropical (FCAP), mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP). Saiba mais sobre o coordenador que foi reconduzido pelos engenheiros florestais para, em conjunto com  coordenador adjunto, eng. ftal. Guilherme Reisdorfer, representar os profissionais.  


1. Site do Confea – Dos assuntos tratados no 11º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, quais os que predominam no plano de trabalho da coordenadoria?  

Os assuntos predominantes no plano de trabalho da CCEEF são:  a análise de resoluções de outros conselhos de Fiscalização profissional para fornecer subsídios ao Confea para ajuizamento de ações contra tais normativos; descrever quais critérios são utilizados pelas Câmaras Regionais na definição dos quantitativos de responsabilidades técnicas por profissional, visando principalmente a uniformização de ação dos Creas; definir parâmetros e metodologias para utilização das informações do banco das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) com o intuito de fiscalizar o acobertamento das atividades profissionais.


2. Site do Confea – Considerando que as profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências são caracterizadas por realizações de interesse social e humano, quais grandes temas nacionais estarão na agenda prioritária da coordenadoria em 2022?

O manejo florestal continua sendo a temática ambiental muito debatida principalmente em se tratando de Região Amazônica. Por esse motivo, faz parte da agenda prioritária da CCEEF em conjunto com a discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)  do curso de Engenharia Florestal.

3. Site do Confea – Considerando as diretrizes e assuntos definidos para as Coordenadorias de Câmaras Especializadas e Comissões de Ética dos Creas – entre eles, subsídios técnicos sobre as resoluções dos Conselhos de Técnicos; informações do Banco Nacional de ARTs para fins de fiscalização; posicionamento sobre as propostas legislativas; entre outros temas – como o senhor pretende coordenar o trabalho, de acordo com o que foi definido pelo plenário do Confea?

Como vem sendo muito produtiva a forma como são tratadas as pautas da CCEEF, continuaremos realizando nossos trabalhos por meio de grupos de trabalho criados durante a 1ª Reunião Ordinária da Coordenadoria, os quais farão levantamentos sobre os itens, que depois serão sistematizados para aprovação.

4. Além das diretrizes estabelecidas pelo Confea, o senhor pode falar sobre outras acrescentadas ao plano anual de trabalho da CCEEF?

Levantamento dos cursos de Graduação e Pós-Graduação na modalidade Ensino a Distância (EAD); elaboração de Nota Técnica com as diretrizes para fiscalização com base nos dados a serem disponibilizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) (Cooperação Técnica com o Confea/Ibama), proposto pela CCEEF e aprovado pela Decisão Plenária (PL-1287/2021). 
Também considero importante padronizar os procedimentos de fiscalização dos dados do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) pelos Creas; acompanhar e elaborar sugestões de novas diretrizes curriculares da Engenharia Florestal, conforme orientações do Ministério da Educação (MEC), incentivando a participação dos conselheiros da CCEEF no Encontro de Coordenadores de Curso de Engenharia Florestal a ser realizado em Brasília e de forma remota, no período de 10 a 12 de julho de 2022. 


5. Site do Confea – Qual abordagem a coordenadoria dará às ações de fiscalização das atividades profissionais, nestes tempos de pandemia?

Continuaremos incentivando a modernização das ações fiscalização dos Creas e o incremento dessas ações por meio do aumento da representatividade do Engenheiro Florestal nos estados onde não tem representação plenária, assim como a criação de mais Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal nos Creas.

6. Site do Confea – No final de sua gestão à frente da coordenadoria, qual a marca pretende deixar para os profissionais e para o Sistema?

União e fortalecimento do Engenheiro Florestal perante a sociedade e, com isso, resgatar a importância da Engenharia Florestal para o capital ambiental, social e econômico do Brasil.

7. Fique à vontade para fazer considerações finais.

Quero aqui agradecer o apoio do Confea na pessoa do seu presidente Joel Krüger, pelo apoio incondicional nas pautas da CCEEF durante o meu primeiro ano de coordenador, o qual possibilitou a divulgação da importância do Engenheiro Florestal por meio de suas atribuições no bem-estar da sociedade brasileira. Neste novo mandato, conto com todos que fazem o Sistema Confea/Crea e Mútua para o engrandecimento da Engenharia Florestal.

Leia mais:

Coordenadoria da Florestal define plano de trabalho e calendário 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea