Coordenadoria da Florestal define plano de trabalho e calendário 

Coordenador adjunto, eng. ftal. Guilherme Reisdorfer, e o coordenador, eng. ftal. Antônio José Moreira (Crea-PA)

Brasília, 18 de fevereiro de 2022.

Na última terça-feira (15/2), a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF) reconduziu o atual coordenador, eng. ftal. Antônio José Moreira (Crea-PA), e elegeu como adjunto o eng. ftal. Guilherme Reisdorfer. A eleição ocorreu durante o 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado em Brasília (DF). 

No decorrer dos três dias de trabalho, os integrantes da coordenadoria definiram o plano de trabalho e as datas da próxima reunião. No plano de trabalho, além das diretrizes estabelecidas pelo Confea, foram acrescentados itens ao programa de trabalho anual, como a padronização dos procedimentos para análise dos dados do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) para a orientar os Creas na fiscalização do exercício profissional, além da sugestão de nova diretriz curricular da engenharia florestal. 

A coordenadoria ainda recebeu a visita dos integrantes da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), liderada pelo coordenador, eng. minas Renan Guimarães de Azevedo. Na ocasião, os coordenadores puderam esclarecer dúvidas sobre a relação da Comissão com as Coordenadorias. “Cabe à Ceep analisar as propostas geradas pelas coordenadorias. Existem as seis diretrizes estabelecidas e referendadas em Plenário, mas vocês também podem incluir no programa de trabalho anual – durante esta reunião de instalação – outros temas no que diz respeito à temática da coordenadoria. A diretriz proposta será analisada pela Ceep, e, se aprovada, será encaminhada ao Plenário para que seja transformada em uma decisão plenária, o que respalda o trabalho de vocês”, esclareceu Azevedo. 

Coordenador da Ceep, eng. minas Renan Guimarães de Azevedo

 

O coordenador da Ceep ainda falou enfatizou a importância das coordenadorias diante das frequentes resoluções dos outros conselhos profissionais, como o Conselho Federal de Técnicos (CFT). “Apesar de termos uma robusta Procuradoria Jurídica no Confea, o embasamento técnico cabe às coordenadorias, então, contamos com os subsídios elaborados por vocês para que possamos nos posicionar frente às resoluções exorbitantes que se multiplicam”. Renan ainda apresentou os outros dois integrantes da Comissão: eng. eletric. José Miguel de Melo Lima e a eng. agr. Andréa Brondani, que será o canal direto da comissão com a CCEEF. 

Outro tema debatido foi a melhor forma e técnica para inclusão da profissão de engenheiro florestal na carreira de auditor fiscal federal agropecuário. O assunto já havia sido debatido ano passado, quando foi minutada uma propositura, e agora o assunto será tratado pela Assessoria Parlamentar (Apar) para, posteriormente, ser encaminhado ao Legislativo.

A presidente do Crea-AC, eng. civ. Carmem Bastos, a presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Melo, o presidente do Crea-SC, eng. civ. Carlos Kita, e a presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter, também prestigiaram a reunião da coordenadoria. Na ocasião, Walter saudou o conterrâneo Guilherme Reisdorfer e completou: “Estamos juntos, engenheiros ambientais e florestais, temos de trabalhar juntos”.

Confira o calendário de reuniões da CCEEF

2ª Reunião Ordinária 4 a 6 de maio de 2022 Brasília (DF)
3ª Reunião Ordinária 3 a 5 de agosto de 2022 Natal (RN)
4ª Reunião Ordinária  5 a 7 de dezembro de 2022 Brasília (DF)
     


Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea