Abea-RJ promove prêmio Mulher Destaque e concede título de sócio-benemérito

 

O apoio às iniciativas que valorizem a mulher e estimulem seu protagonismo no campo profissional, social e político foi garantido pelo eng. civ. Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia e de Agronomia (Confea), durante sua participação na cerimônia de entrega do prêmio “Mulher Destaque 2019”, promovido pela Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Rio de Janeiro (Abea-RJ). Realizada na sede do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, na noite de segunda-feira (27), a cerimônia marcou também a entrega dos títulos beneméritos 2020, com o qual o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, foi homenageado em "reconhecimento ao seu grandioso trabalho realizado ao longo dos anos em prol da valorização da engenharia brasileira sendo digno de todos os aplausos", disse a presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Rio de Janeiro (Abea-RJ), eng. civ. Iara Nagle.  Na ocasião, o eng. eletric. José Chacon de Assis também foi condecorado com a homenagem póstuma.

 

Profissionais homenageados pela Abea RJ

 

Além do presidente Joel, foram agraciados com o título de sócio benemérito o conselheiro federal eng. civ Jorge Luiz Bitencourt da Rocha, eng. civ Wilson Lang; eng. civ Francisco José Teixeira Coelho Ladaga; eng. mec. e de seg. do trab. Jaques Sherique, entre outros, confira a tabela de profissionais do Sistema Confea/Crea agraciados.

 

Homenageadas do Prêmio Mulher Destaque 2019

 

Já no Prêmio Mulher Destaque, as homenageadas foram a eng. civ. e de seg. do trab. Alice Helena Coelho Scholl; eng. civ Maria de Fátima Ribeiro Có; eng. civ Lúcia Helena Vilarinho Ramos. A presidente da Abea Nacional, Duaia Vargas da Silveira, recebeu o prêmio Mulher Destaque Especial 2019.

 

Veja mais fotos aqui

 

Ao se dirigir aos participantes da cerimônia, entre eles os presidentes do Crea-RJ, eng. eletric. Luiz Consenza; do Crea-ES, eng. civil Lúcia Vilarinho; e do conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, eng. eletric. Jorge Bitencourt, Krüger destacou “a importância do protagonismo da mulher no desenvolvimento da Engenharia e da Arquitetura brasileiras”.  Para ele, é fundamental a participação e a discussão sobre as mulheres na sociedade: "muitas são vítimas de feminicídio e precisamos agir, debater o papel feminino em todas as áreas”. Nesse sentido, Krüger reforçou o compromisso do Confea ao criar o “Programa Mulher” em 2019, durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), “a fim de que as ações tenham solução de continuidade”.

 

Ainda durante a cerimônia, a presidente da Abea Nacional, Duaia Vargas da Silveira, falou da luta pela “igualdade do homem e da mulher”. Já a eng. civ. Iara Nagle, que preside a Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Rio de Janeiro (Abea-RJ), também lançou mão da palavra protagonismo. “Para nós, esta noite é muito importante não só pela entrega do Prêmio, mas pela valorização das mulheres que devem caminhar lado a lado com os homens”. Por sua vez, Francis Bogassian, diretor do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, confessou concordar com a fama de feminista que o acompanha desde os tempos da faculdade.

A mesa coordenadora dos trabalhos foi formada pelos eng. civ. Iara Nagle, Francis Bogossian e Joel Krüger, e pela arquiteta Duaia Vargas.

Maria Helena de Carvalho e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea