Combate ao assédio sexual e moral no ambiente de trabalho na pauta do Crea-SE

Aracaju, 3 de agosto de 2023

Em um evento marcado por sua importância e sensibilidade, profissionais da engenharia e colaboradores participaram na última quarta-feira (2) de um painel sobre ‘Assédio sexual e moral no ambiente de trabalho’, assunto que impacta a realidade de mulheres e homens em diversos âmbitos. O debate, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), com o apoio da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea),  representou um passo significativo na abordagem de um tema urgente e atual, fomentando um diálogo construtivo e conscientizador.

O presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira ressaltou que o ambiente laboral é um cenário no qual todos devem se sentir seguros e respeitados, independentemente de gênero. Suas palavras ecoaram a realidade vivida por muitos, evidenciando a necessidade de abordar abertamente questões de assédio e discriminação.

Ao iniciar sua apresentação, a palestrante do evento, a engenheira agrônoma e diretora administrativa da Mútua, Giucélia Figueiredo, fez uma emocionante homenagem à seleção brasileira feminina de futebol, destacando a luta incansável das atletas pelo reconhecimento e equidade de gênero nos campos de jogo e na sociedade. Giucélia Figueiredo também ressaltou a decisão histórica do Supremo Tribunal Federal (STF), que invalidou o uso da controversa “legítima defesa da honra” em casos de feminicídio. “Essa vitória marcante no âmbito jurídico reforça a importância de uma abordagem livre de preconceitos e injustiças”, enfatizou.

O ponto central de sua fala girou em torno da relevância de trazer a discussão do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, para as instituições, ressaltando o caráter pedagógico e didático. “Precisamos conscientizar de forma clara e instrutiva todos os colaboradores, prevenindo assim qualquer forma de assédio e discriminação no ambiente de trabalho”. A palestra, além de proporcionar um espaço de conscientização, também reforçou o compromisso coletivo de prevenção e combate ao assédio. Através dessa iniciativa, o Crea-SE mostrou seu comprometimento em construir uma instituição sustentável e humanizada, onde cada indivíduo é respeitado e protegido”, ressaltou Giucélia que encerrou sua fala com um agradecimento pela participação ativa de todos os presentes.

O evento também contou com a presença do diretor financeiro da Mútua, Arício Resende Silva que, na ocasião, parabenizou a presidência do Crea-SE pela iniciativa de trazer à luz  questão do assédio. Já o diretor da Mútua-Sergipe, Ronald Donald, destacou a gravidade das situações constrangedoras enfrentadas por muitos profissionais, ao ressaltar que, frequentemente, essas práticas são perpetradas por indivíduos em posições de autoridade, criando um ambiente de vulnerabilidade para as vítimas. Ronald também pontuou que, embora homens também sofram assédio moral, são as mulheres que enfrentam a maioria dessas situações no cenário laboral.

Equipe de Comunicação do Crea-SE