Conflito de atribuições preocupa coordenador de Geologia e Eng. Minas

Brasília, 11 de março de 2022.

Geol. Carlos José Craveiro, coordenador nacional da CCEGEM

No último dia 15 de fevereiro, o geólogo Carlos José Craveiro foi eleito para coordenar o grupo que reúne os representantes das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas de todos os Creas, a CCEGEM (ou Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas). Acompanhado do novo coordenador-adjunto, eng. minas Wenderson Melo (Crea-PB), este é o primeiro mandato de Craveiro, que também responde pela Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do Crea-CE.

“Quero deixar a Coordenadoria cada vez mais viva para lutar pelas atribuições”, afirma Craveiro, quando perguntado sobre que marca de gestão gostaria de deixar. Entre os conflitos de atribuições com os geólogos e os engenheiros de minas, Craveiro menciona os biólogos e os paleontólogos, mas garante: “a prioridade do grupo é seguir as diretrizes definidas pelo Plenário do Confea”.


Veja a entrevista completa:

Site do Confea – Dos assuntos tratados no 11º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, quais os que predominam no plano de trabalho da Coordenadoria?

O Café com Política foi excelente, fez com que tivéssemos mais confiança. Algumas das nossas propostas discutidas têm relação com projetos de lei. É bom saber que há congressistas que nos apoiam, precisaremos na questão de conflito de atribuições entre paleontologia e geologia. O tema da articulação parlamentar está dentro do plano de trabalho da Coordenadoria, buscaremos novos PLs que possam interferir positiva e negativamente na geologia e engenharia de minas. Ao obter esses PLs, analisaremos, sugeriremos alterações. Está dentro do nosso plano de trabalho.

Primeira reunião da CCEGEM em 2022


Site do Confea – Considerando que as profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências são caracterizadas por realizações de interesse social e humano, quais grandes temas nacionais estarão na agenda prioritária da Coordenadoria em 2022? 

Nesse ponto temos alguns assuntos bem importantes que nem sempre conseguimos passar pela Coordenadoria, por conta de seu caráter consultivo. O acidente no Capitólio, por exemplo, traz uma pauta importante pela qual há muitos anos lutamos: que prefeituras tenham um geólogo ou um engenheiro de minas para estudo geodésico. Queremos fazer com que chegue ao público e ao congresso a importância de que haja profissionais trabalhando nesses locais. Tem também a questão da paleontologia dos fósseis, há muita discussão sobre a propriedade dos fósseis, se é das universidades, se é de quem encontrou.

Algo que eu gostaria de destacar é que aumentou o número de profissionais da Coordenadoria que são da academia – professores, mestres, doutores, pós-doutores – do Amazonas, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais etc. Todos querem trazer essa relação mercado e universidade.


Site do Confea – Considerando as diretrizes e assuntos definidos para as Coordenadorias de Câmaras Especializadas e Comissões de Ética dos Creas – entre eles, subsídios técnicos sobre as resoluções dos Conselhos de Técnicos; informações do Banco Nacional de ARTs para fins de fiscalização; posicionamento sobre as propostas legislativas; entre outros temas – como o senhor pretende coordenar o trabalho, de acordo com o que foi definido pelo plenário do Confea? 

Daremos importância prioritária a essas diretrizes. O Banco Nacional de ARTs é interessante, porque esses dados poderão orientar as fiscalizações, que poderão ocorrer de maneira mais correta. 

Damos prioridade às diretrizes, distribuindo em quais reuniões vamos entregar cada assunto, temos histórico de mandar as coisas o mais certas possível, queremos continuar com essa fama. 

Geol. Carlos José Craveiro, coordenador nacional da CCEGEM


Site do Confea – Qual abordagem a Coordenadoria dará às ações de fiscalização das atividades profissionais, nestes tempos de pandemia?

Vamos promover treinamentos e palestras, utilizar mais tecnologia. Vamos orientar sobre fiscalização via Agência Nacional de Mineração. Trabalhamos muito bem com o site deles, conseguimos fazer ações de fiscalização assim. Nosso manual de fiscalização ensina como fazer isso de maneira bem objetiva. Às vezes, o corpo do Crea é composto só por engenheiro civil. 


Site do Confea – No final de sua gestão à frente da Coordenadoria, qual a marca que pretende deixar para os profissionais e para o Sistema?

Que devemos diminuir muito as diferenças e promover interseções positivas. Quero deixar a Câmara cada vez mais viva para lutar pelas atribuições. Essa é a marca que vejo. Também seria bom fazer propaganda para que mais mulheres participem, temos apenas uma coordenadora mulher. O que a Câmara puder fazer para propagar e chamar profissionais mulheres a participarem será interessante.
 

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Thiago Zion/Confea