Crea-AM inicia programa de acessibilidade

Manaus, 27 de janeiro de 2011.

Iniciativa faz parte da Agenda Parlamentar do Conselho Regional, que também atua em iluminação pública e plano diretor

O gerente de Valorização Profissional do Crea-AM, Swami Vasconcelos, esteve nesta quarta (26), na Fundação de Apoio às Instituições de Proteção à Pessoa Portadora de Deficiência  FADA, para discutir propostas de cunho social. O encontro, que envolveu diversas entidades, abriu os trabalhos da Agenda Parlamentar para Acessibilidade do Crea-AM.

Swami Vasconcelos ressaltou a importância dessas discussões, que fazem parte do projeto social do Crea-AM. “Esse trabalho me deixa empolgado por que o Conselho estará ajudando aos deficientes ao criar uma cartilha de acessibilidade que ampare essas pessoas”, disse.

A ideia inicial foi proposta no final do ano passado e a primeira ação de 2011 é o planejamento e mapeamento específico, para que ao longo do ano, ocorra a implementação das cartilhas ou documentos referentes aos programas a serem desenvolvidos. “O diagnóstico e as propostas apresentadas pelos colaboradores podem servir de base para planos de governo e se transformar em políticas públicas do Estado”, disse o Gerente de Valorização Profissional, explicando que as informações que farão parte deste diagnóstico também estão sendo obtidas em encontro com estes.

Os dados que farão parte da cartilha ou documento referentes a estes projetos sociais poderão ser colhidos em uma parceria entre profissionais regulares do Crea-AM ou Entidades de Classe com estudantes finalistas da área de engenharia, arquitetura e agronomia, instituições de ensino, órgãos públicos e associações envolvidas 


A presidente da FADA, Lúcia Cristina Pinho Rosas, disse que o Crea-AM pode auxiliar para que a lei seja cumprida. “Ouvimos muito falar sobre acessibilidade, porém não se cumpre o que se fala. A FADA atende as mais diversas deficiências e ainda existem ruas com calçadas que não dão suporte a eles. Nos ônibus também há essa dificuldade, os locais públicos precisam ter acessibilidade. Nós queremos contribuir, porque vivemos com os deficientes e sabemos que da importância desse projeto”, salientou.


Participaram da reunião representantes de entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus  Apae, Associação Pestalozzi do Amazonas - Pestalozzi-AM , Associação Amazonense de Integração de Pais de Deficientes Mentais - Ademe, Associação dos Surdos de Manaus  Asman e Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas  Advam.
Iniciativa da gestão do presidente do Regional Telamon Barbosa Firmino Neto, a Agenda Parlamentar atua em três áreas: acessibilidade, iluminação pública e plano diretor. A meta é prestar assessoramento técnico aos gestores municipais para definições de ações prioritárias que gerem o desenvolvimento das cidades e a melhoria da qualidade de vida da população.

Geise Melo
Ascom Crea-AM