Brasília, 17 de agosto de 2012.
O engenheiro e vice-presidente do Crea-RJ, Jaques Sherique, esteve nesta sexta-feira (17) na obra em que ocorreu o acidente com o operário Eduardo Leite. O trabalhador foi atingido na cabeça por um vergalhão de aço de 2m, na quarta-feira (15), em uma obra em Botafogo (RJ).
De acordo com Sherique, que é engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, o acidente ocorreu devido ao modo como os vergalhões foram transportados para o andar de cima. “Na hora do guindaste içar a carga, a amarração não foi feita corretamente”, apurou o vice-presidente do Crea-RJ. Ele também ressaltou que o operário não obedeceu às normas de segurança e estava posicionado próximo à carga durante o içamento.
O Crea-RJ vai convocar a engenheira Cátia Pinto, que é responsável pela obra e pela segurança do trabalho, para depor na Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Rio de Janeiro. “Ela não estava presente na obra nem no dia da inspeção do Crea, nem no dia do acidente. A comissão vai apurar se ela infringiu o Código de Ética do Confea”, disse Sherique.
O local está interditado até que a empresa PDG Engenharia adote procedimentos seguros para movimentação dessa carga. Além das investigações do Crea, foi aberto inquérito policial para que se apurem as responsabilidades civis e criminais.
Ainda não foi definida a data para o depoimento da engenheira responsável pela obra.
Fernanda Pimentel
Assessoria de Comunicação e Marketing do Confea