“Educação, Tecnologia e Inovação para um futuro sustentável" será o tema da 79ª Soea

Brasília, 29 de setembro de 2023.



Na tarde desta sexta-feira (29), durante a Sessão Plenária nº1652, os conselheiros aprovaram o tema central "Educação, Tecnologia e Inovação para um futuro sustentável" para a 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será realizada no período de 7 a 10 de outubro de 2024, em Salvador (BA). O presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, elogiou a escolha: “O tema demonstra nosso comprometimento cada vez mais forte em pensar um futuro sustentável, que se dá por meio da educação. E a riqueza do país que se faz por meio da ciência, tecnologia e inovação, ou seja, temas atuais alinhados ao Sistema Confea/Crea”, declarou.
   
Outra importante decisão foi tomada durante a mesma sessão, foi relativa à data de realização do 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea entre os dias 20 e 22 de fevereiro de 2024, em Brasília (DF). Este encontro reunirá conselheiros federais e regionais, presidentes do Confea, dos Creas e da Mútua, diretores da caixa de assistência, dirigentes de entidades de classe e representantes do Crea-Júnior e das entidades precursoras se reunirão em Brasília para realizar as primeiras reuniões do ano dos fóruns consultivos a fim de discutir ações para 2024.

Os conselheiros também aprovaram o planejamento de ações de comunicação para o 1° trimestre de 2024. O Plano de Comunicação do Confea formaliza o processo de comunicação Institucional, identificando e aperfeiçoando os canais, definindo os públicos, a periodicidade da informação e a qualificação dos conteúdos. Além disso, deve estabelecer diretrizes, objetivos e estratégias para a prática da comunicação e divulgação do referencial estratégico, já consolidado.

Junho Laranja
 

O Plenário decidiu aderir à campanha de prevenção de incêndios promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). A proposta foi oriunda da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE) e leva em conta os acidentes de queimadura advindos de eletricidade. A campanha, no entanto, não se limita a esses casos: também abarca casos de queimadura por fatores térmicos, químicos e radioatividade.

Segundo o Ministério da Saúde, entre 2015 e 2020, foram quase 20 mil mortes por queimaduras. Só por acidentes elétricos, foram 9 mil óbitos no mesmo período, e, nesses casos, a faixa etária mais acometida é de 20 a 59 anos, relacionada à atividade produtiva ou laboral, tendo a construção civil informal importante papel.

Ceap
A Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) apresentou o relatório final da Comissão Temática (CT) do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc). O documento revela números expressivos relacionados ao evento, incluindo o cadastro de 373 trabalhos na plataforma eletrônica, com 331 deles aprovados e 23 selecionados para apresentação durante a 78ª Soea, realizada em Gramado (RS). Além disso, diversas palestras foram realizadas durante a Semana no Espaço Querência Contecc.

Por último, o Plenário do Confea homologou as qualificações profissionais de três profissionais para registro nos Creas. Ivo José Ferreira Teixeira, membro da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), recebeu o título de engenheiro civil no Crea-SP. Analiet Calvo Valdés, de nacionalidade cubana, teve o título de Engenheira Civil reconhecido no Crea-PR. Por fim, Mariane Ramalho Ferreira - brasileira que cursou licenciatura em Geologia pela Universidade de Coimbra, em Portugal-, teve o título de geóloga homologado no Crea-RJ.

Fernanda Pimentel e Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea