Francisco de Assis Resende

 

Perfil 

 

Um coração gigante acomodado no corpo de um homem de jeito simples, sorriso aberto e que parecia estar sempre de bem com a vida. Essa é a descrição que para muitos talhou o perfil de Francisco de Assis Resende, que do Sudeste migrou para o Norte do país e desenvolveu sua carreira profissional na cidade de Boa Vista, em Roraima, onde faleceu aos 68 anos de idade. 

Nessa cidade, ele residiu e atuou a maior parte da vida, sendo 19 anos dela dedicados ao Crea-RR, e se tornou referência  quanto a ética, competência, companheirismo e compromisso profissional.

Resende iniciou sua carreira militar em Minas Gerais aos 18 anos. No Exército, a primeira transferência foi para o Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), em Boa Vista. Além de participar da construção de rodovias, atuou como orçamentista de todas as obras militares da época. Formado pela Escola de Sargentos das Armas foi novamente transferido, desta vez, para a representação do batalhão em Manaus (AM), onde iniciou o curso de Engenharia Civil. Formado, Resende voltou à Boa Vista e já desligado do 6º BEC, atuou como empresário por pouco tempo e tornou-se servidor do estado.  Mesmo antes do desmembramento do Crea-AM/RR, em 1998, Resende já era funcionário do Crea-RR onde trabalhou  “até o último dia de sua vida”, lembram amigos e colegas de trabalho. Para a família, o maior deixado é “integridade e respeito ao próximo”, afirmam as três filhas.

 

Trajetória Profissional

 

Empresário, dono de escritório Resende Engenharia Ltda., especializado em projetos, fiscalização, execução e direção técnica de obras residenciais, comerciais e industriais (1985-1989); Engenheiro e diretor do Departamento Técnico da Secretaria de Obras e Urbanismo de Roraima (1993-1996); Entre as obras realizadas nesse período, destacam-se micro e macrodrenagens nas principais ruas dos bairros centrais de Boa Vista; Construção de rampas de acessibilidade nas calçadas da Av. Jaime Brasil; Pavimentação em calçamento com pedra granítica; Fechamento de valas a céu aberto, com tubulação para esgoto pluvial; Pavimentação de logradouros; Coordenador de Fiscalização no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia dos estados do Amazonas e Roraima do Crea-AM/RR (1997-1998);  Gerente Operacional, de Infraestrutura, Assessor Técnico e Coordenador da Comissão Permanente de Licitação e Compras, no Crea-RR (1999-2016); Engenheiro e responsável técnico das empresas Construvias Ltda; Conproj – Construção e Projetos Ltda. – EPP; Dantas & Cia Ltda; Complacom Construções e Comércio Ltda. e Norte, Sul Construções, Comércio e Serviços Ltda (2001-2016).