Brasília, 17 de setembro de 2025.
Após o Seminário Integrado de Logística e Infraestrutura de Trânsito, realizado em agosto, no Crea-DF, o Grupo de Trabalho Engenharia, Logística Nacional e Transporte (GT-ELAT) promoveu nestas segunda e terça-feira (15 e 16/9) sua quarta reunião ordinária, apresentando um conjunto de ações envolvendo entidades como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do ministério dos Transportes e o Congresso Nacional.

O grupo formado pelo conselheiro federal eng. mec. Gutemberg Rios (coordenador) e ainda pelos engenheiros Hérzio Mansur (coordenador adjunto), Lucas Alves Ribeiro, José Américo Cajado de Azevedo, Marco Aurélio Caminha e João Carlos Magalhães Gomes participou no primeiro dia da discussão e do acompanhamento das ações para formalização dos acordos de cooperação técnica com a ANTT e com a PRF, “uma aproximação institucional para que a gente possa ter sinergia das ações no que diz respeito à logística nacional e salvamento de vidas no trânsito, quer seja urbano, intermunicipal ou interestadual”, segundo o coordenador do GT.
No caso da PRF, entre os temas tratados, está a preocupação em criar uma unidade de engenharia no órgão. “Isso valoriza a profissão e estabelece critérios para o aproveitamento dos profissionais dentro de sua formação”, acrescenta Gutemberg, com foco em reduzir os acidentes, principalmente os fatais e esclarecer pontos de possíveis sombreamentos de atribuições. “Importante destacar que o escopo do GT é resultado de uma evolução natural de pauta no que tange a sua temática, hoje ganhando a amplitude de pautar a Logísitca Nacional e outros modais de transporte que não sejam exclusviamente rodoviários, contribuindo assim para uma discussão multidisciplinar e de relevância nacional", considera Gutemberg.
Acidentes e sombreamentos
No segundo dia da reunião, o GT recebeu a Associação dos Servidores da Carreira de Planejamento Urbano e Infraestrutura do DF e ainda representante do Departamento de Engenharia do Detran-DF que apresentaram sugestões de temas e pautas a serem tratados junto ao GT-ELAT, incluindo as atribuições dadas aos agentes de trânsito que podem estar sombreando com as atribuições de formados em Engenharia. “A carreira de agentes de trânsito não pode ter suas atribuições em sombreamento com as da profissão de engenharia, sem a devida formação técnica e cumprimento de toda a cadeia do conhecimento necessária, quer seja por mecanismos infralegais ou mesmo a legislação que lhes confere o exercício da carreira, haja vista o risco à segurança da sociedade que tais ações podem provocar. Essa demanda já foi apresentada também à presidente do Crea-DF, eng. Adriana Resende”, ressaltou.
À tarde, os integrantes do GT participaram de uma reunião com o diretor de Relações Institucionais da Frente Parlamentar de Logística (Frenlogi) do Senado, Edinho Braz. A frente é presidida pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT). “O objetivo é aproximar as discussões do GT com a Frente, criando uma sinergia das ações junto ao legislativo federal”.

Já na tarde desta quarta-feira (17), o coordenador participou isoladamente do lançamento da Campanha da Semana Nacional do Trânsito, que deve abranger os meses de setembro e outubro. “Fomos convidados pelo Senatran. É uma campanha que valoriza a tradução da dimensão dos acidentes, mesmo em pequenas velocidades. Como apresentado em palestra magna é de suma relevância entender os custos relacionados aos acidentes e como essa dinâmica pode sobrecarregar demais entes do Estado, a exemplo do SUS. A Senatran apresentou, ainda, a meta de reduzir pela metade a quantidade de acidentes de trânsito no país até 2030”.

Avaliação do GT
O GT reunido fez uma avaliação do seminário realizado no mês passado e que contou com 296 inscritos, sendo 117 participantes presenciais no auditório do Crea-DF e 179 participações "online", tendo cumprido seus objetivos institucionais, segundo o coordenador.
Ainda sobre a conscientização e o incentivo à preservação da vida, o GT vai sugerir ao Confea a criação de uma Campanha Nacional de Engenharia, Logística e Trânsito, reverberando não apenas o Seminário, mas também as ações do GT, entre as campanhas institucionais de 2026. Gutemberg ressalta que o evento reuniu representantes da sociedade civil organizada (Anetrams, Aneor, ABDER, Abemec-DF, Abenc-DF, Abraest, Sinduscon-DF e outras), além de órgãos de grande relevância à temática, aos quais o Confea vem se aproximando institucionalmente, “a exemplo da Infra S.A, que apresentou o Plano Nacional de Logística que planeja ações até 20230, envolvendo ainda órgãos como Senatran, PRF, ANTT, DER e Secretaria de Transportes Hidroviários.
“Tivemos muita abertura e acolhimento, tanto nos órgãos que visitamos, quanto de de toda a estrutura auxiliar do Confea para viabilizar o evento, que contribui para levar o Confea a um posicionamento de autoridade quando se trata de temas tão importantes como esses, construindo políticas públicas em favor da preservação de vidas”, diz, considerando que o GT vem apresentando resultados efetivos, como minutas de projetos de lei para renúncia fiscal para investimentos em infraestrutura, principalmente depois de grandes catástrofes, e outro, em construção junto a secretários de Fazenda, para dar incentivos no IPVA para carros que adotem dispositivos de segurança no trânsito.

A pauta do GT também permeia uma avaliação de uso de aplicativo para captura de dados de acidentes, a fim de identificar zonas de maior intensidade e sob esse objetivo. “Sob esse objetivo, o GT tem se aproximado do DNIT, a fim de entender o funcionamento do aplicativo DNIT Móvel e verificar a possibilidade de uso conjunto a fim de se orientar as políticas públicas com base em dados, que hoje são informados, principalmente, pela PRF”, apontou.
Segundo a PRF, apenas em 2024, as rodovias federais registraram 73.121 acidentes que deixaram 84.489 pessoas feridas e 6.150 mortes. Dados que foram apresentados em uma carta enviada a todos os presidentes de Crea, durante a reunião do GT, “para eles se sensibilizarem para as necessidades de redução de acidentes de trânsito e de preservação de vidas”.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea