José de Medeiros Machado

Perfil

Cientista e educador, autor de dois livros de Física para estudantes de licenciatura em Física e Engenharia, o recifense José de Medeiros Machado foi ainda reconhecido gestor acadêmico. Desenvolvia pesquisas relacionadas às áreas de Física e Engenharia Civil em torno de temáticas como Mecânica, Estática e Estrutura, voltadas ao conforto térmico e estabilidade das estruturas e edificações.

Foi aluno dos conterrâneos Mário Schenberg e José Leite Lopes no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, paralelamente ao curso de Engenharia Civil. De volta à Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, ele fundou o Departamento de Física, hoje com excelência internacional, desenvolveu pesquisas e selecionou alunos para doutorado, entre outras atividades.

Contribuiu ainda decisivamente para a fundação da Universidade de Pernambuco, integrando faculdades à tradicional Escola Politécnica, hoje com 105 anos. “Uma das pessoas que desenharam e conduziram essa universidade, na época como pró-reitor de Planejamento da POLI”, diz o atual Diretor da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE, José Roberto de Souza Cavalcanti.

Colega na UFPE, seu aluno no curso de Física e depois seu genro, o engenheiro civil e físico lembra da “personalidade muito forte, pessoa muito rígida e séria na determinação do trabalho com uma visão muito à frente do tempo dele”.
 
Para Cavalcanti, José de Medeiros anteviu o crescimento da UFPE e da UPE, além da evolução profissional de vários de seus alunos. “A maioria dos engenheiros em destaque no Estado foi aluno dele. E no seio da família, alguns netos que ele disse que queria ver brilhando estão hoje fazendo doutorado”.

A proximidade entre os dois foi marcante. “Foi um segundo pai, sendo determinante para a minha formação profissional”. Cavalcanti acrescenta que o homenageado estava sempre atualizado, divulgando a Ciência por meio da Academia de Ciências de Pernambuco e do Espaço Ciência do Estado de Pernambuco.

Após sofrer por quatro anos as sequelas de um Acidente Vascular Cerebral, José de Medeiros Machado sucumbia após um segundo AVC, deixando esposa, duas filhas e cinco netos.

 

Trajetória profissional

Estágios no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF, na Universidade de São Paulo – USP e em universidades do Reino Unido; Curso de aperfeiçoamento em Física para professores universitários, na Universidade de São Paulo - USP; Cursos de extensão universitária nas Universidades Federais de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo; Na Universidade do Recife e UFPE, Professor Titular do Departamento de Física; Professor Catedrático da Escola de Engenharia; Diretor em exercício (1971-1972) e Diretor (1972-1975) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN; Vice-Diretor do Instituto de Física (1969-1971); Primeiro Coordenador Setorial da Área de Tecnologia e Ciências Exatas do Ciclo Geral; Coordenador-Geral do Ciclo Geral; Professor de Graduação da Faculdade de Arquitetura e do Instituto de Física e Matemática e de Pós-Graduação do Centro de Energia Nuclear; Presidente da comissão para implantação do Sistema de Computação Eletrônica da UFPE, Executor dos Convênios BNDF/UFPE/IF; Membro do Conselho de Curadores da UFPE; Membro da Comissão de Elaboração do Novo Regimento do Conselho Universitário; Presidente da Comissão de Assessoramento para elaboração do projeto arquitetônico do prédio do CCEN; Presidente da Comissão Permanente do Regime do Tempo Integral e Dedicação Exclusiva – Copertide, em Pernambuco; Professor da cadeira de Física Superior da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco; Na Universidade de Pernambuco – UPE/Fundação de Ensino Superior de Pernambuco - FESP, Professor Titular da Escola Politécnica; Ministrou cursos para bolsistas do Instituto de Física e Matemática da Escola Politécnica; Membro do Conselho Administrativo da Escola Politécnica e Pró-Reitor de Planejamento (1987-1989), assumindo o cargo de Reitor por quatro vezes em caráter provisório e Vice-Diretor da Escola Politécnica de Pernambuco (1986-1989); Professor representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação – FNDE (1974-1977); Engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco - DER; Engenheiro-chefe da seção de Topografia do Departamento de Obras e Fiscalização dos Serviços Públicos de Pernambuco; Engenheiro-chefe da Empresa de Engenharia Machado & Campelo Ltda; Engenheiro-construtor do Instituto de Educação de Pernambuco; Autor dos livros “Tópico I de Física Geral: Física da Gravitação” (1997) e “Tópico II de Física Geral: Termologia e Teoria Cinética dos Gases” (1998).