José Gustavo Rios Fayad

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Goiás, em 1988; Pós-graduando em Tecnologia e Gerenciamento – em fase de conclusão, pela Universidade Luterana do Brasil 

Nascimento: Goiânia (GO), 19 de março de 1961
Falecimento: Palmas (TO), 29 de setembro de 2014 
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO)


Intenso como se soubesse que partiria em pouco tempo, Gustavo Fayad, como gostava de ser chamado e era conhecido, faleceu aos 53 anos, numa madrugada em que o coração parou de repente. “Uma coisa inesperada, choque total”, conta a assistente social Teca Quinta Fayad, sua companheira durante 32 anos e com quem deixou um casal de filhos.

Três anos depois de formado, Gustavo Fayad se mudou com a família – esposa e dois filhos – de Goiânia (GO) para Palmas (TO), sendo um pioneiro na nova capital. Eram os idos de 1991 e ele logo se envolveu em centenas de obras e foi o executor de um dos símbolos mais marcantes da cidade, o Memorial Coluna Prestes – obra em concreto aparente, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. 

José Gustavo trabalhou na elaboração do Plano Diretor de Palmas, assim como acompanhou dezenas de obras de infraestrutura da capital

Executor por excelência, Gustavo fez das obras em que é o responsável técnico a sua referência profissional. Teca conta que o marido era muito conhecido, viajava e trabalhava muito: “Quando faleceu estava supervisionando obras no Maranhão e em Tocantins. Andava por todo canto. Ainda hoje, cinco anos depois de sua morte, encontro pessoas que ainda não sabem do falecimento e lamentam como se tivesse acabado de acontecer. É emocionante!” 

Em seu relato, Teca lembra que “depois de tanto trabalho e filhos criados, estávamos planejando uma viagem ao exterior, mas não deu tempo. Aprendi que não se deve deixar nossos planos para depois”, aconselha.

Gustavo Fayad também foi atuante em movimentos para a fundação e fortalecimento de entidades como o Clube de Engenharia e o Sindicato dos Engenheiros. Ele também foi decisivo para a criação do Crea-TO, onde foi conselheiro. “Era apaixonado pelo Crea, estava sempre envolvido em atividades que divulgassem o conselho”, testemunha Teca.

Destacado como um dos profissionais com maior número de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), junto ao Crea-TO, Fayad era conhecido por entregar as obras em tempo recorde.

O engenheiro trabalhou na elaboração do Plano Diretor de Palmas, assim como acompanhou dezenas de obras de infraestrutura da capital. Destacado como um dos profissionais com maior número de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), junto ao Crea-TO, Fayad era conhecido por entregar as obras em tempo recorde.

A esposa – a namorada desde os tempos universitários –, e filhos Adla, 34 anos, jornalista, e Gustavo Fayad Neto, 28 anos, engenheiro civil como o pai, cultivam o legado deixado. Um exemplo é seguir o caminho do aprendizado. Teca lembra: “Já formado e ainda em Goiânia, o marido foi o responsável por uma obra ao lado de nossa casa e se ofereceu para trabalhar, ‘não quero dinheiro, quero conhecimento’, disse ele, e assim foi”. 


Trajetória Profissional

Estagiário na Triade Empreendimentos Imobiliários (1988-1988); Engenheiro fiscal na Geoserv – Serviços de Geotecnia, em Goiânia-GO (1989-1989); Engenheiro Residente na Porto Belo Engenharia (1989-1989); Engenheiro de Execução na Imobiliary Construtora e Incorporadora, em Goiânia-GO (1990-1990);  Engenheiro Fiscal na Companhia de Saneamento do Tocantins-Saneatins (1991-1993);  Diretor-técnico da ARS Construções (1993-1994); Engenheiro de Execução na Colombo & Mauriucci Engenharia e Construtora; Obras de reformas em escolas de várias cidades; Execução do Instituto de Medicina Legal e do estádio José Pereira do Rego, em Palmas-TO (1994); Engenheiro Fiscal no Grupo Quatro (1995-1997); Engenheiro Residente na CSN Engenharia, na execução de casas populares, do Memorial Coluna Prestes, Terminal Rodoviário e  Estação de Tratamento de Esgoto de Palmas -TO (1997-2002); Engenheiro Coordenador na Taipal Construtora e Incorporadora; Supervisor da execução dos projetos e orçamentos e administrador das obras do Itapema Praia Clube e do Residencial Paço do Flamboyant, em Palmas (TO), do Balneário Ilha Verde, em Lajeado-TO, (2002); Engenheiro Supervisor na Construtora Centro Brasil (2002-2003); Consultor Técnico Autônomo da Vespóli Engenharia e Construção (2004);  Consultor Técnico Autônomo da Codeme Engenharia, empresa com certificado ISO 9001:2000 (2004); Gerente de Obra da Taipal Construtora e Incorporadora; Construção, em oito meses, de 158 unidades habitacionais do Programa de Arrendamento Residencial - PAR, em Palmas (TO); Execução do Centro de Distribuição da Coca-Cola, obra executada em 90 dias  (2005); Engenheiro Responsável Técnico da PHC Construtora (2005-2007); Engenheiro de Obras da Geoserv – Serviços de Geotecnia e Construções, acompanhamento da execução de 519 módulos sanitários domiciliares em Porto Nacional-TO (2006-2007); Engenheiro de Obras na Sipavi - Sinalização e Recuperação de Pavimentos (2006-2007 e 2012); Engenheiro Responsável Técnico/Supervisor da Empresa SulAmericana de Montagens S.A. (2008-2011); Engenheiro Supervisor da Isoeste – Indústria e Comércio de Isolamentos Térmicos Ltda., montagem de alojamento e cozinha industrial da Usina de Belo Monte, em Altamira-PA (2012); Engenheiro Residente na Coceno – Construtora Centro-Norte Ltda., em Palmas-TO (2012-2013); Engenheiro Supervisor da Sipavi, no acompanhamento de obras para bases petroquímicas na Ferrovia Norte-Sul, em Palmas (TO), no Porto de Itaqui e Açailândia - MA (2013-2014).