Maria Aparecida Rodrigues Estrela

Maria Aparecida Estrela

Engenheira Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFBP), em 1986. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho Universidade Federal da Paraíba (UFBP), em 1991.

Nascimento: Sousa (PB), 25/11/ 1960
Falecimento: João Pessoa (PB), 08/11/2021
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB)

Com uma vida repleta de conquistas e realizações, a engenheira civil e especialista em segurança do trabalho, Maria Aparecida Rodrigues Estrela, provou que seu sobrenome é mais do que uma mera coincidência. Nascida na Paraíba, essa mulher determinada deixou um legado admirável tanto para a carreira quanto para as mulheres, que ainda são minoria nas engenharias. Suas filhas, Cecília e Júlia, orgulhosamente a descrevem como uma pessoa resiliente e perseverante, ressaltando a força e determinação como foram criadas e que moldaram toda a trajetória da mãe.  

Durante sua vida, Estrela deixou sua marca em várias ocasiões. Como em 2013, durante o IV Encontro Estadual dos Profissionais de Segurança do Trabalho, Aparecida Estrela e seu colega José Nivaldo Barbosa criaram a Campanha Abril Verde, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho. Lançada pela primeira vez em 2014, na cidade de João Pessoa, essa campanha logo se destacou tanto em âmbito nacional quanto internacional. Ela recebeu menção honrosa do Papa Francisco e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminado de verde em sua homenagem. Devido ao impacto significativo do movimento Abril Verde, Maria Aparecida Estrela foi agraciada com a Medalha Cidade de João Pessoa, concedida pela Câmara Municipal. A campanha tornou-se parte integrante do calendário nacional, ganhando reconhecimento e apoio em todo o país.

O pioneirismo também esteve presente nas questões referentes à equidade de gênero, quando foi a primeira mulher a ocupar a presidência da seção paraibana da Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho (AEST-PB), deixando um legado de empoderamento e representatividade. Além desse marco significativo, Maria Aparecida também se destacou como a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), uma conquista que ampliou sua influência e permitiu que ela inspirasse outras engenheiras. Seu comprometimento e liderança foram tão inspiradores que deram origem ao Fórum Feminino da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Fanest), uma iniciativa que fortalece e encoraja mulheres engenheiras.
"O lugar da mulher é onde ela quiser, porque sim, a mulher pode" era o lema que Maria Aparecida entoava, refletindo sua determinação em promover a igualdade de oportunidades para todas as mulheres.

Segundo Giucelia Figueiredo, então presidente do Crea-PB, Estrela tinha uma visão crítica em relação ao Sistema Confea/Crea e foi a partir dessa característica que Giucelia a convenceu a se candidatar a conselheira regional, cargo que exerceu entre 2015 e 2020, de maneira brilhante. “Estrela tinha o exercício da engenharia de segurança do trabalho como uma missão, um instrumento em defesa da vida.”, declarou Giucelia. 
Maria Aparecida Estrela é indiscutivelmente um símbolo inspirador de empoderamento feminino na profissão e uma verdadeira referência na área de engenharia de segurança do trabalho. Seu notável percurso profissional e suas conquistas admiráveis renderam-lhe a mais alta honraria concedida pelo Sistema Confea/Crea: as Honrarias do Mérito 2023.

Trajetória profissional

Engenheira de Segurança do Trabalho da PLANC Engenharia E Incorporação Ltda onde coordenou os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT  (1997-2018); Conselheira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia -Crea-PB (2015-2020); Docente do Curso Técnico de segurança do trabalho na  disciplina de Segurança do Trabalho na Construção Civil pelo antigo Centro Federal de Educação Tecnológica - Cefet atual Instituto Federal da Paraíba - IFPB (2002-2005);  Certificada como membro efetivo da Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho; Idealizadora e coordenadora do Movimento Abril Verde (2013); Integrante do Programa de Redução de Acidentes Elétricos de João Pessoa (2004 - 2011); Presidente da Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba - AEST-PB (2013-2019); Conselheira do Crea-PB (2015-2020); Diretora de Segurança da Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba - AEST-PB (2020-2021); Membro efetiva do Comitê Permanente Regional – CPR-PB; Coordenadora para a Indústria da Construção Civil do Programa de Gestão Compartilhada da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba (SRTE)/ Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)/PB; Diretora administrativa da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho - Anest (2018-2020);  Vice-presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho - Anest (2021).