Evento do Pnud e Unctad debate políticas de investimentos no Brasil

Segunda-feira, 30 de agosto de 2004.


Brasília - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Unctad) estão promovendo hoje e amanhã (31), na sede do Pnud, em Brasília, um workshop para debater o documento Políticas de Investimentos no Brasil - Panorama Geral e Recomendações.

O estudo, que será encaminhado dentro de dois meses ao governo federal e às empresas interessadas no setor de exportações, é o primeiro da Unctad desde a realização de encontro internacional, que ocorreu em junho em São Paulo, e analisa as tendências e o ambiente para atração de investimentos no Brasil.
Para o secretário-geral da Unctad, Rubens Ricupero, a principal contribuição do relatório são sugestões para que o Brasil possa ter uma estratégia clara de atração de investimentos estrangeiros diretos e instrumentos para aplicar essa estratégia. Ricupero cita que Brasil já teve estratégias no passado, como na época do governo JK, mas que elas eram para atrair investimentos para o mercado interno. "Agora, precisamos ter uma estratégia para exportar mais", afirmou Ricupero.
Ele disse que "a política moderna de atração de investimentos busca muito claramente atrair uma determinada empresa, um determinado setor. Para isso, é preciso identificar qual é a empresa e o que ela precisa para vir para o país".
Rubens Ricupero afirmou ainda que o documento aconselha o Brasil a avançar em dois pontos para alcançar um melhor nível de excelência nessa área de atração de investimentos. "Primeiro, deveríamos ter empresas que aumentem a exportação de produtos de tecnologia avançada", apontou.
"Deveríamos também procurar atrair mais investimentos para regiões menos desenvolvidas como o Nordeste, o Norte e o Centro-Oeste, aproveitando, para isso, as regras da Organização Mundial do Comércio que permitem exceções para regiões mais pobres", disse o embaixador.
Benedito Mendonça - Repórter da Agência Brasil