Sistema lamenta falecimento da engenheira Rosemary de Araújo Gomes

Brasília, 2 de fevereiro de 2023.

A Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – Confaeab e o Sistema Confea/Crea e Mútua lamentam o falecimento da engenheira agrônoma e professora Rosemary de Araújo Gomes, esposa do presidente da Confaeab e ex-conselheiro federal, eng. agr. Kleber Santos, nesta quarta (1º/2), em Petrolina (PE). Professora da União Pioneira de Integração Social, Faculdades Integradas UPIS, Rosemary tinha 48 anos e sofreu uma parada cardíaca em Petrolina (PE). 

Engenheira agrônoma Rosemary de Araújo Gomes
Engenheira agrônoma Rosemary de Araújo Gomes

Paulistana radicada por muitos anos em Petrolina (PE), Rosemary tinha licenciatura plena em Ciências com habilitação em Biologia pela Universidade de Pernambuco (2000) e era formada em Agronomia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em 2002. Em 2005, concluiu especialização em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). “Até nos mudarmos para Brasília, sempre viveu em Petrolina, terra dos pais dela”. Em Brasília, cursou mestrado em Agronegócios pela UnB, concluído em 2006.

Atuava há 14 anos como professora nos departamentos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária da UPIS, sendo responsável pelas disciplinas Gestão de Agronegócios, Políticas para o Desenvolvimento do Agronegócio, Gestão da Propriedade Rural, Manejo e Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Administração Rural e Gestão de Projetos Agropecuários, Empreendedorismo, Gestão e Marketing em Medicina Veterinária, atuando como orientadora na elaboração de Plano de Negócios desenvolvidos nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

“Eu a conheci em um evento sobre agricultura orgânica, promovido pelo Crea-BA. Sempre me apoiou em minhas atividades. Ano passado, abrimos mão de Brasília por conta da saúde da sua mãe, e nos mudamos para Petrolina, onde ela montou uma empresa de marketing digital, a Melhora Assim Agro, onde desenvolvia palestras, cursos e mentoria sobre gestão”, conta Kleber, ainda abalado pela tragédia familiar. Casados há 21 anos, eles são pais dos jovens Júlia, de 16 anos, e Miguel, de 11 anos. “O cotidiano deles era o pai e a mãe falando sobre as atividades do Sistema”.

“Em nome do Sistema Confea/Crea e Mútua, lamento o passamento inesperado de uma profissional do Sistema e professora, engenheira agrônoma Rosemary de Araújo Gomes. Além de mãe e filha dedicada, era uma companheira do nosso parceiro de muitas conquistas, engenheiro agrônomo Kleber Santos, presidente da Confaeab. Aos familiares e amigos, ficam nossos votos de solidariedade e esperança”, disse o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.

O velório da engenheira agrônoma Rosemary de Araújo Gomes está marcado para a partir das 12h desta quinta-feira (2/2), no SAF Centro de Velórios Petrolina (Avenida Sete de Setembro, bairro José e Maria, Petrolina-PE) e o sepultamento será realizado às 17h no cemitério Campo da Paz (Avenida Pernambuco, 2142, bairro Jatobá, na mesma cidade).

Equipe de Comunicação do Confea