Ascânio Pruner

Engenheiro Industrial-Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1962; Pós-graduado em Engenharia de Produção, pelo Instituto Tecnológico de Joinville da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Santa Catarina, em 1986; Mestre em Gestão de Qualidade de Produtividade pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2002

Nascimento: Brusque (SC), 12 de junho de 1938

Falecimento: Joinville (SC), 18 de janeiro de 2019

Indicação: Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (Ceaj) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC)

Transmitir conhecimento: essa era a prioridade de Ascânio Pruner, desde quando, aos vinte anos, ensinava Língua Portuguesa para imigrantes como voluntário, até seus mais de trinta anos como docente na Faculdade de Engenharia de Joinville (atual Centro de Ciências Tecnológicas). “Ele tinha uma paixão muito grande por lecionar. Tive a sorte de contar com as orientações dele, mas não era só comigo, ele fazia isso com quem quisesse, sempre muito solícito”, conta o filho Alexandre Pruner, que, influenciado pelo pai, estudou Engenharia de Produção.

De acordo com Alexandre, um dos projetos dos quais Ascânio mais se orgulhava era o Programa Água Nossa, uma parceria entre a Prefeitura de Joinville e a empresa Docol Metais Sanitários, na qual Ascânio atuou como consultor. A ação visava à educação nas escolas municipais de Joinville na divulgação sobre os cuidados e as precauções com os recursos hídricos, abrangendo cerca de 90 mil alunos de escolas públicas e particulares. A iniciativa extrapolou Joinville e, por meio da ONG Água e Cidade, alcançou municípios de Pernambuco, Espírito Santo e chegou até a Costa Rica. 

Ascânio Pruner nasceu no município de Brusque, mas ainda bebê chegou a Joinville, de onde saiu apenas para se formar engenheiro industrial na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. De volta a Santa Catarina, Pruner foi bem atuante na sociedade: além de trabalhar em empresas – exercendo diversos cargos de liderança – e lecionar em universidades e escolas técnicas, era bastante ativo – chegando a ter sido presidente do Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (Ceaj). “Mesmo quando não era presidente, ele estava sempre muito envolvido, ele adorava, atuava em diversos comitês relacionados ao desenvolvimento da cidade, ao patrimônio histórico etc.”, conta Alexandre, caçula de quatro irmãos. Sua gestão no Ceaj foi a responsável por idealizar um programa de visitas técnicas, por meio do qual universitários iam conhecer as empresas. Foi em uma dessas visitas que Alexandre decidiu seguir os passos do pai e cursar Engenharia.   

No Sistema Confea/Crea, Ascânio chegou a atuar como inspetor em Joinville e como conselheiro regional – suplente e titular – por oito anos. Em 2019, ano de seu falecimento, Ascânio foi homenageado com a inscrição no Livro do Mérito do Crea-SC. Conforme conta Alexandre, o profissional continuou contribuindo com o Crea mesmo quando já não lhe era mais obrigatório, por conta da idade e da aposentadoria. “Mas ele fazia questão. Ele sempre foi muito apaixonado por Engenharia, sempre muito ético, muito correto”, complementa o filho.

Trajetória profissional

Estagiário na Braseixos Rockwell S.A., em Osasco - SP (1961); Engenheiro na Semco do Brasil S.A., em São Paulo (1962); Chefe da Engenharia Industrial da Consul S.A., em Joinville (1962-1965); Professor na Faculdade de Engenharia de Joinville (1965); Engenheiro na Voith S.A. (1965-1967); Professor na Escola Técnica Tupy, em Joinville (1968-1969); Engenheiro da Fundição Tupy S.A., tendo exercido diversos cargos de liderança (1968-1985); Presidente do Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville – 
Ceaj (1969-1970 e 2010-2012); Professor universitário na Faculdade de Engenharia de Joinville, atual Centro de Ciências Tecnológicas – Udesc (1978-2008); Gerente de Engenharia Industrial da Docol Indústria e Comércio de Artigos Hidráulicos Ltda. (1986-1996); Sócio da Palas Assessoria e Representações Ltda. (1996-2002); Inspetor do Crea-SC em Joinville (2000-2003); Conselheiro Regional Suplente do Crea-SC (2009-2011); Conselheiro Regional Titular do Crea-SC (2012-2017).