Crea-PR entrega laudo de vistoria para vice-governador


Curitiba, 24 de janeiro de 2011.

No dia 18, o presidente do Crea-PR, eng. agr. Álvaro Cabrini Jr, fez a entrega ao vice-governador e secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns, do laudo de uma escola da APAE localizada em Borrazópolis, análise solicitada em dezembro. "Esta é mais uma contribuição do CREA-PR para o Governo do Estado, que também está participando do Grupo de Trabalho Infraestrutura das Escolas Estaduais, que fará fiscalização e vistoria das condições das escolas", afirma Cabrini.

O laudo, baseado em verificação visual, entregue ao vice-governador foi elaborado gratuitamente pelo engenheiro civil Cladimor Lino Faé e mostrou que a escola não sofre risco estrutural eminente, mas que precisará de reparos de rachaduras e desmanche de duas salas, em um total de cerca de oito metros de comprimento. "O laudo foi feito em dez dias e agora foi entregue oficialmente ao vice-governador para que se tomem as providências cabíveis", disse Faé.

"A ideia das ações em parceria com o CREA é resolver e atacar os problemas imediatos e tornar permanentes ações de manutenção e recuperação", explica Arns.

Segundo Cabrini, é preocupante o desmonte que foi realizado na Fundepar e a falta de manutenção que se observa em várias instituições. "Este laudo apontou a falha em uma escola, mas acreditamos que o número de instituições que precisem de intervenções deve ser bem maior". O presidente também elogiou a iniciativa do Governo. "Pela primeira vez estamos vendo interesse em realmente diagnosticar e conhecer o problema", afirma.

Ele também sugeriu que o vice-governador conheça dois programas de sucesso adotados no Paraná: a ação desenvolvida nas escolas municipais de União da Vitória, experiência implantada pelo engenheiro civil Adailton Marcelo Lehrer, e a ação implementada em Foz do Iguaçu pelo prefeito municipal, engenheiro civil Paulo Mac Donald Ghisi. "São programas que já deram certo no âmbito municipal e que podem ser replicados e estendidos para todo o Estado", explica Cabrini.

Assessoria de Comunicação do Crea-PR