Desenvolvimento sustentável do País pauta edição inédita de evento do Crea-SP

encontro fneas

São Paulo (SP), 24 de janeiro de 2023.

Discutir os avanços para tornar o Brasil um polo de desenvolvimento econômico que, ao mesmo tempo, garanta um futuro sustentável para as futuras gerações é um dos principais desafios levantados pela área tecnológica e pela engenharia ambiental e sanitária. Para avançar na temática, o Crea-SP realiza o 1º Encontro Nacional de Engenharia Ambiental e Sanitária e o 4º Encontro Paulista de Engenharia Ambiental, que acontecem no dia 31 de janeiro, a partir das 9h30, na Sede Angélica. O evento, que é gratuito, está com inscrições abertas e terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do Conselho.

Com a presença de grandes nomes do cenário nacional, como o Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (CUFA), o encontro vai abordar temas como o desenvolvimento de políticas públicas que aproximem a engenharia ambiental das necessidades da sociedade, programas e ferramentas que promovam soluções ambientais efetivas, o atual cenário do mercado de trabalho e um bate-papo de como implementar e gerar resultados com o ESG – sigla em inglês que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa.

Organizado em parceria com a Mútua-SP, conta com o apoio do Confea e da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS). “É um momento muito importante para proporcionar a troca de experiências com profissionais já estabelecidos no mercado e estudantes”, avalia o Eng. Amb. Renato Muzzolon, representante do Confea e mediador da conversa com a Eng. Amb. Bárbara Paiva, criadora da garrafa que torna água potável com radiação azul. “Nós temos uma sociedade que não conhece tão a fundo o papel das Engenharias, Agronomia e Geociências e isso precisa ser difundido. Quando temos uma cientista, que é engenheira, trazendo uma solução para tratar o recurso mais precioso do mundo, é fantástico. E essa é a importância da Engenharia em prol da sociedade e do desenvolvimento sustentável”, afirma Muzzolon em referência à Bárbara Paiva.

“A sustentabilidade continua sendo um desafio se pensada em âmbito global. Nos discursos gerados dentro de comunidades, ONGs, universidades e governos são formadas propostas que sempre demandarão profissionais preparados e engajados para atender as demandas. Neste contexto, a engenharia e, principalmente, os engenheiros ambientais podem ser protagonistas”, diz o Eng. Amb. Euzebio Beli, da Associação Paulista de Engenheiros Ambientais (APEA).

Para o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese, o 1º Encontro é fruto da ação do Crea-SP para cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 11 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Conselho é signatário, e que trata sobre o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis. “Nosso objetivo é transformar o futuro do País e da sociedade. Nos atentar às soluções sustentáveis e inteligentes em nossos projetos garante que as futuras gerações possam viver em um ambiente seguro, sabendo que existem profissionais aptos e preocupados em levar qualidade de vida às cidades”, enfatiza.

O evento é gratuito, basta garantir seu ingresso aqui. E para acompanhar a transmissão on-line, acesse este link e ative o lembrete!

Produzido pela CDI Comunicação