Instalada Frente Parlamentar que irá defender interesses das profissões do Sistema

Brasília, 21 de junho de 2023.

A história da Engenharia, Agronomia e Geociências ganha um novo marco neste 21 de junho de 2023, dia em que parlamentares e lideranças de 27 Creas lotaram o plenário do Confea para o lançamento da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua. Presidido por uma mulher, a deputada e engenheira agrônoma Marussa Boldrin (MDB-GO), o novo colegiado conta com 218 deputados e 22 senadores.

Abertura dos trabalhos (da dir. p/ esq.): presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira; deputado Leônidas Cristino (PDT-CE); presidente Joel Krüger; deputada Marussa Boldrin; deputado Helder Salomão; e presidente da Mútua, Francisco Almeida

Agradecendo a presença das autoridades, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, definiu a instalação da Frente Parlamentar como uma demonstração de reconhecimento, valorização das carreiras e de defesa das prerrogativas profissionais. “Estamos vivenciando um momento histórico pela quantidade de parlamentares que aderiram à Frente. Cerca de 45% do Congresso Nacional aderiu a esse chamado para discutir além das questões internas e corporativas. Nós queremos discutir o campo, a infraestrutura, o trânsito, a conservação das florestas, a mineração, a meteorologia. Queremos discutir as políticas públicas que vão impulsionar o Brasil, discutir tudo que interessa ao país e à população”, disse Krüger.

Discutir políticas públicas na Frente Parlamentar é a meta do Sistema, segundo o presidente Joel Krüger

De iniciativa da deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO), a criação da Frente visa abrir espaços para participação ativa dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências nos debates políticos. “É uma honra para mim, que já fui até voluntária no Crea-GO, hoje estar aqui presidindo a Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua. Como profissional, eu reconheço os desafios a serem enfrentados pela nossa categoria; contudo, agora ganhamos voz no parlamento. Temos a oportunidade de representar milhões de profissionais que são responsáveis pela transformação da sociedade. Uma categoria tão diversificada precisa ter sua defesa pautada no Congresso Nacional”, salientou a deputada que é engenheira agrônoma e já atuou como inspetora no Crea-GO, tendo integrado também o movimento Crea Júnior.

Deputada Marussa listou o Salário Mínimo Profissional, o programa Crea Jovem, a institucionalização e reestruturação da Carreira Pública de Infraestrutura e Abastecimento como prioridades da agenda da Frente Parlamentar

Aproximação
Signatário do requerimento de criação do colegiado, o deputado Helder Salomão (PT-ES) incentivou a aproximação entre conselho profissional e legislativo. “O Sistema representa muito para o nosso país porque ele dialoga com o campo e a cidade, com as grandes e médias empresas, com as metrópoles e pequenas cidades de todas as regiões. Onde tem Sistema tem desenvolvimento, qualidade de vida e geração de emprego e renda”, comentou o parlamentar, sinalizando que a agenda legislativa do Sistema irá nortear o debate e a aprovação de propostas no Congresso. 

Deputado Helder Salomão (PT-ES) falou da importância da aproximação entre sistema profissional e legislativo

A deputada Daniela Reinehr (PL-SC), que estará na liderança da Diretoria de Educação e Formação Profissional da Frente, descreveu o movimento “Crea Júnior como iniciativa de sucesso fundamental para a transição dos acadêmicos para o mundo profissional”. Já o deputado e líder da Coordenadoria Temática da Engenharia Civil no colegiado, deputado Leônidas Cristino (PDT-CE), defendeu a categoria. “Os engenheiros têm papel fundamental no desenvolvimento tecnológico, econômico e social; por isso, a história da Engenharia se confunde com a história da humanidade”, afirmou, ao garantir que irá trabalhar em parceria com a deputada Marussa pelo avanço da infraestrutura nacional. 

Deputado Leônidas Cristino (PDT/CE) irá liderar a Coordenadoria Temática de Engenharia Civil

Parceria
Representando o Colégio de Presidentes do Sistema, o eng. civ. Lamartine Moreira, do Crea-GO, ofereceu suporte técnico ao parlamento. “A Frente terá muitos desafios e estamos à disposição para auxiliar nas demandas, deputada Marussa”, afirmou a liderança, reconhecendo a iniciativa como resultado do esforço do presidente Krüger em prol do fortalecimento das profissões.

Presidente do Crea-GO assegurou apoio dos Creas às demandas da Frente Parlamentar

O presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua), o eng. agr. Francisco Almeida, também pontuou que o presidente Joel está marcando uma era. “Estamos vivendo um dia marcante para o Sistema e tenho certeza de que a partir de hoje – com o nosso envolvimento direto com o Congresso – vamos contribuir para a valorização profissional e para a defesa da sociedade para que assim sejamos ouvidos e possam acolher as nossas propostas”, frisou Almeida. 

Presidente da Mútua assegurou que irá ampliar o diálogo com o Congresso

 

Coordenadorias temáticas

Ainda nesta quarta-feira, foi definida a diretoria executiva e deliberado o regulamento interno da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, que tem a seguinte composição:

Presidente: deputada Marussa Boldrin (MDB/GO)
1° vice-presidente: senador Wilder Morais (PL/GO)
2ª vice-presidente: senadora Soraya Thronicke (União/MS)

Diretoria:
Deputado Hugo Mota (Republicanos/PB) para Diretoria de Organização e Administração Autárquica
Deputada Daniela Reinehr (PL/SC) para Diretoria de Educação e Formação Profissional
Senadora Daniela Ribeiro (PSD/PB) para Diretoria de Relações Exteriores e Acordos Internacionais
Deputado Diego Andrade (PSD/MG) para Diretoria de Relações Institucionais
Deputado Waldemar Oliveira (Avante/PE) para Diretoria de Apoio ao Empreendedorismo e Mercado de Trabalho

Coordenadorias Temáticas do Sistema:
Agronomia (CCEAGRO) – Deputado Pedro Lupion (PP/PR)
Agrimensura (CCEAGRI) – Deputado José Silva (Solidariedade/MG)
Civil (CCEEC) – Deputado Leônidas Cristino (PDT/CE)
Florestal (CCEEF) – Deputado Túlio Gadelha (Rede/PE)
Elétrica (CCEEE) – Senador Eduardo Braga (MDB/AM)
Industrial (CCEEI) – Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP)
Química (CCEEQ) – Silvio Costa Filho (Republicanos/PE)
Segurança do Trabalho (CCEEST) – Deputado Rogério Correia (PT/MG)
Geologia e Minas (CCEGEM) Deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES)
Ética (CNCE) – Deputada Natália Bonavides (PT/RN)
 

Confira a íntegra da solenidade de lançamento da Frente Parlamentar


Fernanda Pimentel e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea