Nilo Ferreira Romero

Perfil

 Nascido em Bagé (RS), com formação acadêmica em Agronomia pela Escola Nacional de Agricultura do Rio de Janeiro, o engenheiro agrônomo Nilo Ferreira Romero entrou para a história da agricultura e da agropecuária do país como defensor do trigo e precursor do Pastoreio Racional Voisin no Brasil. Na década de 60, o pastoreio racional representava uma quebra de paradigma e uma ressignificação no modo de se fazer pecuária no Brasil. O vanguardista de Bagé Nilo é considerado o introdutor da agroecologia no Brasil. 

Nilo Romero deu início à sua carreira com a triticultura, e foi um dos fundadores e presidente da Federação das Cooperativas Tritícolas do Rio Grande do Sul (Fecotrigo).  No período em que a cultura do trigo passou por sua maior crise, nos anos de 1956 e 1957, o agrônomo organizou o desfile em carro fúnebre do trigo nas principais avenidas de Bagé. “Este fato repercutiu até na imprensa nacional. Na época, o trigo estava apodrecendo em nossos estoques, tínhamos de fazer algo”, relembrou nostálgico em entrevista à TV Câmara de Bagé. 

Já nos anos 60, Nilo Romero se debruçou no estudo do método de pastoreio racional proposto pelo cientista e pesquisador francês André Voisin, que defendia a atividade agropecuária com menor agressão às pastagens e ao solo. O fascínio pelo método que, apesar de simples era revolucionário, fez com que Nilo adaptasse sua propriedade, a Fazenda Conquista, para aplicação dos conceitos do Pastoreio Racional Voisin (PRV). Desde 1963, quando o método foi iniciado, a fazenda se tornou um exemplo de produtividade e sustentabilidade na pecuária, sendo visitada por milhares de produtores, técnicos e estudantes, que sempre contaram com a costumeira atenção e hospitalidade de Nilo Romero. 

Ainda em vida, Nilo Romero recebeu muitas homenagens, entre elas a Comenda dos 200 anos de Bagé e a Medalha Assis Brasil, conferida a personalidades gaúchas que se destacaram no setor agropecuário. Pelo trabalho desenvolvido na fazenda, Nilo tornou-se referência internacional, agraciado com inúmeros prêmios, inclusive o "Prêmio de Melhor Produtor da América Latina". 

Em 1998, ele teve um câncer e ficou com limitações físicas, então passou a trabalhar em casa onde se dedicava mais aos estudos e recebia as pessoas que iam conhecer a fazenda. “Meu pai se dedicou aos negócios até o fim da vida. Mesmo no hospital estava sempre atento às movimentações nas fazendas. Meu pai só não era agrônomo quando estava dormindo, é uma das poucas pessoas que conheci e tinha tanto prazer com a profissão”, confidenciou a filha Miriam. A Fazenda Conquista hoje possui um banco de sementes nativas ímpar, chamado bioma pampa. E há 50 anos é modelo de pecuária ativa, produtiva e lucrativa e sem agrotóxico. A coordenação de suas propriedades, com parte do legado deixado por Romero, é realizada pela esposa Percilinha Rossell Romero e a administração fica a cargo da Filha Miriam Rossell Romero. 

Ao pesquisar a história de Nilo Ferreira Romero, os livros publicados, identifica-se uma pessoa encantada pela simplicidade, disseminadora de uma cultura de respeito à natureza, sendo uma das suas grandes tristezas a omissão da pesquisa sobre o Pastoreio Racional Voisin no Brasil. 

 

Atividades Exercidas 

1963 - Agrônomo responsável pela Fazenda Conquista, pioneira no método Voisin, e ganhadora de vários prêmios;

1963  - 2014 -  Palestrante sobre o método Voisin


Cargos Ocupados

1959 - Fundador e presidente da Federação das Cooperativas Tritícolas (Fecotrigo) do Rio Grande do Sul;

1960 - Membro do 1º Foro Agrícola realizado pela Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul;

1961 a 1969  -  Conselheiro das Federações das Cooperativas Tritícolas;

1961 -  Presidente do Grupo de Política de Preço do Trigo e dos Bens de Produção

 

Feitos Relevantes

1963 - Responsável pela introdução e disseminação no Brasil do pastoreio Rotativo Racional, Sistema Voisin, na Fazenda Conquista (RS);

1979 – Ganhou o prêmio Hugh Bennet, que distingue o Melhor Pecuarista do ano nas  Américas;

2007 – Recebeu a Medalha Assis Brasil; 

2014 - Foi agraciado com o título de “Produtor Pioneiro” no Rio Grande do Sul, por meio de  consulta do site Beef Point. 

Autor dos trabalhos e livros publicados

“Sistema André Voisin - Experiências no Rio Grande do Sul” (1969); “Fórum sobre Melhoramentos de Pastagens” (1970); “A Pecuária no Rio Grande do Sul” (1971); “Melhoramento de Pastagens pelo Sistema Rotativo Racional Voisin” (1971); “Pastagens Cultivadas pelo Sistema Voisin” (1971); “A Hélice Orgânica como fator essencial no manejo de um Voisin” (1973); “Alimente seus Pastos com seus Animais” (1994); “Manejo Fisiológico dos Pastos Nativos Melhorados" (1998).