Cássio Borges foi um dos idealizadores da transposição do Rio São Francisco

Brasília, 2 de setembro de 2025

cassio-borges

Um engenheiro de visão, Manfredo Cássio de Aguiar Borges foi um dos precursores da ideia de transposição do Rio São Francisco. Engenheiro civil especialista em recursos hídricos, o profissional transformou regiões do semiárido nordestino em verdadeiros oásis. Criado em Sobral, no Ceará, Cássio Borges, como era conhecido, formou-se no Recife, na Escola Técnica de Pernambuco, em 1960.

Dedicou a vida ao desenvolvimento hídrico e social do Nordeste brasileiro, por meio de sua posição como funcionário e em cargos no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Ele costumava visitar os locais das obras que projetava para ver os impactos sociais dos projetos, entrava nas barragens, dentro da água, ia aos locais inóspitos. “Ele sempre disse: ‘eu jamais vou ser um engenheiro de escritório’”, comenta seu filho Marcos.

No fim da década de 1970, Cássio fez uma especialização na Espanha sobre dessalinização, assunto com o qual ficou encantado, sem deixar de reconhecer que era inviável financeiramente para o Brasil. Voltou remoendo ideias acerca de soluções mais baratas para o semiárido, entre elas a transposição do Rio São Francisco. “Ele foi um dos precursores, um dos primeiros a defender a ideia, encontrou muita resistência da Bahia, de Sergipe, de Alagoas…”, aponta Marcos. Cássio defendia que, com a transposição, aliada a outras ações de cada estado, seria possível resolver o problema da seca no semiárido.

Cássio foi, ainda, presidente do Fortaleza Esporte Clube, em 1979, mandato em que criou a campanha “Dois mil sócios”, precursora da atual “sócio-torcedor”. “Ele achava que o clube não podia sobreviver só de bilheteria. Acreditava que deveria ter algo com que os torcedores pudessem contribuir, gerando algum tipo de contrapartida. Ele gostava muito de fazer esse benchmarking, de ver o que estava acontecendo fora, tanto na Engenharia quanto no Clube”. Sem dúvida, um visionário.

Saiba mais sobre a história do engenheiro civil Cássio Borges com a leitura do Livro do Mérito, a ser distribuído durante a 80ª Soea, que será realizada de 6 a 9 de outubro, em Vitória, ES.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Foto: acervo pessoal