Japão recebe profissionais brasileiros para capacitação entre janeiro e fevereiro de 2026

Brasília, 14 de outubro de 2025

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica, na sigla em inglês) está recrutando profissionais brasileiros para o programa de "Cocriação do Conhecimento" do Governo Japonês, KCCP (Treinamento para capacitação técnica no Japão), baseado em acordos bilaterais dos governos nipônico e brasileiro. O programa visa promover a criação e compartilhamento de conhecimento e experiência entre o Japão e os países parceiros.

Para participar, o candidato deverá ter a autorização da sua instituição empregadora brasileira, o passaporte com validade mínima de seis meses da data da viagem e os pré-requisitos técnicos, que variam de acordo com cada curso.

Os cursos com vagas abertas são de "Promoção Industrial e Inovação nos Negócios via Transformação Digital", a ser ministrado entre 12 de janeiro e 14 de fevereiro de 2026, em Fukuoka. Interessados devem se inscrever até 19 de outubro. Já o curso "Desenvolvimento de Capacidades para a Elaboração de Projetos de TIC", será ministrado de 21 de janeiro a 25 de fevereiro do ano que vem, em Kansai, e o prazo para inscrição é 7 de novembro.


Programa KCCP - Treinamento para capacitação técnica no Japão
Procedimento de inscrição

De acordo com Carlos Augusto Malta, que fez um curs pelo KCCP em 2015, em Bioenergia e Biomassa Sustentável, o material didático foi rico de informações técnicos, acrescentado a visitas técnicas a empresas e projetos em parceria com o governo japonês. "Todo esse conteúdo contribuiu muito com o meu aprendizado, mudando minha concepção e visão de trabalho no projeto".

fluxo bilateralidade

Felipe Trennepohl, esteve no Japão com apoio da Jica em 2017, quando estudou Operação e Manutenção de Sistemas Urbanos de Abastecimento de Água (Distribuição e Atendimento) e adquiriu um conhecimento inestimável, conforme suas próprias palavras. "Esse conhecimento contribui com a proposição de novas técnicas e possibilita o desenvolvimento de novos projetos com mais qualidade na área de abastecimento de água dos países representados. Esta grande oportunidade me trouxe a responsabilidade de compartilhar com os meus colegas de empresa os conhecimentos aprendidos e buscar melhorar diversos aspectos da minha área de atuação profissional.

Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea
Foto: acervo pessoal Felipe Trennepohl