Presidente Joel participará de webinar promovido pela Câmara de Civil

 

Brasília, 14 de dezembro de 2020.

 

Finalizar o ano com conteúdo técnico de qualidade. Esse é o objetivo do Webinar Engenharia & Inovação, que será promovido na terça-feira (15)  pela Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-BA. O evento gratuito será transmitido ao vivo, a partir das 16 horas, pelo canal do Conselho no Youtube . Para participar, basta preencher o formulário de inscrição no link.

Duas palestras movimentarão o webinar: “Desafios e Oportunidades para a Engenharia Civil”, que será proferida pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Joel Krüger; e “O Marco Legal do Saneamento e os Impactos para a Engenharia”, apresentada pela secretária estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo. Os temas colocam à Engenharia Civil como protagonista da retomada econômica, pós-pandemia, bem como, na execução da nova legislação do saneamento básico, sancionada pelo Governo Federal em julho deste ano.

Para a coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Rute Carvalhal, o evento marca o encerramento dos trabalhos da câmara em 2020, que mesmo com a pandemia, teve um número elevado de processos relatados. “É uma comprovação, que mesmo com os encontros virtuais, a câmara deu resultados e atendeu às expectativas dos profissionais do Sistema. Vamos avançando e por meio de um trabalho coletivo, pretendemos atender às demandas que nos são colocadas como desafios para que tenhamos um Conselho cada vez mais atuante, presente e tecnológico. Foi um ano que descortinou muitos problemas e novas expectativas de uso da tecnologia, através da reunião por videoconferência e da tramitação de processos por meio de documentos digitalizados. Com esse evento, encerraremos o ano com chave de ouro”, ressalta.

Além dos palestrantes e da coordenadora da Câmara, participarão do evento o presidente do Crea-BA, engenheiro civil Luis Edmundo Prado e Campos; o diretor geral da Mútua-BA, engenheiro agrônomo Emanuel Batista, o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Seção Bahia, engenheiro civil Adriano Segura e os conselheiros da Câmara de Civil.

Saiba mais sobre os palestrantes:

 

Joel Krüger nasceu em Curitiba onde se graduou em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela Université de Technologie de Compiegne e em Didática no Ensino Superior (PUCPR). É professor da Escola Politécnica da PUCPR há 35 anos, onde coordenou o Curso de Engenharia Civil da instituição por vários anos. Atualmente, ministra as disciplinas de Rodovias e Engenharia Legal. Como consultor na área de transportes, atuou por vinte anos na Prefeitura de Curitiba onde exerceu diversos cargos, inclusive secretário municipal de Trânsito. Foi presidente do Crea-PR, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos (2012-2017). É presidente do Confea desde 2018, tendo sido reeleito em 2020 para exercer a presidência do órgão até 2023.

Marília Carvalho de Melo – Possui graduação em Engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Recursos Hídricos pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) – COPPE/UFRJ – Programa de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Secretária Estadual de Meio Ambiente, já foi secretária adjunta e subsecretária de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas. É professora e coordenadora do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Universidade do Vale do rio Verde.

Fonte: Crea-BA - Nadja Pacheco