Presidente Joel recebe diretoria da Confaeab

Brasília, 12 de janeiro de 2021.
 

Presidente da Confaeab, Kleber Santos (à esq.); presidente do Confea, Joel Krüger; e o segundo tesoureiro da Confaeab, Arício Resende

 

Na última sexta-feira (8), o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. Joel Krüger, recebeu o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), eng. agr. Kleber Santos, e o segundo tesoureiro, eng. agr. Arício Resende.

Na reunião, as lideranças pactuaram as ações emergenciais a serem realizadas em 2021. Entre as propostas, estão a participação da confederação em todos acordos de cooperação na área Agronômica, a tramitação de propostas de interesse da Agronomia que estão no Confea, a continuidade de campanhas de comunicação com foco na área, assim como o apoio ao XXXII Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), que está previsto para ser realizado de 19 a 21 de outubro, em Florianópolis (SC). 

O presidente da Confaeab destacou a importância desse trabalho conjunto com o Federal. "A Confaeab avalia como primordial parceria com o Conselho Profissional, visando à defesa do interesse público e à defesa da prerrogativas da profissão de engenheiro agrônomo. Daí que destacamos também a necessidade de aprimorar a fiscalização agronômica exercida pelo Sistema Confea/Crea", afirmou Kleber Santos.
 
Outro tema debatido foi a realização de audiência da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), do Confea, para tratar de questões da exorbitância de atribuições dos técnicos de nível médio. Em junho do ano passado, o Confea entrou com Ação Pública Civil contra o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), o qual emitiu a Resolução nº 20/2020, majorando o valor-limite para a elaboração e execução de projetos, como crédito rural e agroindustriais, por técnicos agrícolas. 

A participação da Confaeab no Conselho Nacional de Educação (CNE) e no Ministério da Educação foi outro ponto acordado e já iniciado com a participação na audiência com o ministro Milton Ribeiro, realizada na quinta-feira (7).  Na ocasião, Kleber ofereceu ao ministro colaboração no desenvolvimento de material didático referente ao agronegócio brasileiro. A proposta é inserir conteúdos sobre a realidade do setor no currículo da educação básica, como aqueles referentes aos avanços tecnológico. "A Confaeab observa a importância de que inclusive  as crianças conheçam a realidade e o valor da agricultura, enquanto essencial para produção de alimentos, energia, fibras, plantas medicinais e serviços ambientais, por meio de tecnologias sustentáveis", explicou o presidente da Confaeab durante a audiência no ministério. 
    
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea