Sicap e EducaCrea são os projetos vencedores do 1º Inovar

Brasília, 22 de dezembro de 2020.

Participantes do 1º Inovar

Foram divulgados na última sexta-feira (18) os vencedores do 1º Inovar - Encontro Técnico Virtual, baseado nos pilares fiscalização, eleições pela internet e registro profissional,  que teve início em novembro. 

Em primeiro lugar ficou o Time 06, com a solução Sicap – um banco de dados único, enxuto e com interface junto ao Ministério da Educação (MEC). A solução foi baseada no desafio “Registro profissional” e espera diminuir o prazo de registro de 10 para até 0 e aumentar a confiabilidade do sistema profissional como órgão regulador e gestor de dados da categoria, além de incrementar a referência na busca de informação para a contratação e escolha de profissionais. 

A solução EducaCrea, desenvolvida pelo Time 04, classificou-se em segundo lugar. O EducaCrea consiste em um programa educativo que visa divulgar o papel do Sistema Confea/Crea para a sociedade, baseado nos desafios “Fiscalização e Registro”. Por meio de palestras, cursos online e presenciais e um jogo de pergunta e respostas, os profissionais, empresas e estudantes poderão avançar e obter pontos que serão convertidos em premiações. A solução prevê a aproximação do profissional e aumento de arrecadação para o Sistema.

Coordenadora do Inovar, Rosângela Simonetti

A coordenadora do 1º Inovar, a assessora do Confea Rosângela Simonetti, recapitulou como foram os trabalhos.  Ela explica que foram mais de 80 inscritos via plataforma Sympla, que participaram on-line no dia 26 de novembro da “Masterclass 5 Passos para a Inovação” ministrada pelo facilitador George Andrade e do Workshop de Gameficação ministrado pelo facilitador Rodrigo Narcizo. “Na etapa seguinte, 45 integrantes foram distribuídos em 9 times e desafiados a pensar em solução para três desafios: Fiscalização, Eleições Eletrônicas e Registro Profissional. Os trabalhos seguiram por Whatsapp e mentorias até que no dia 18 de dezembro a coordenação definiu os vencedores baseados nos critérios “solução inovadora”, “exequibilidade” e “aderência aos desafios”.  A coordenação escolheu não uma, mas duas soluções!”, comemorou Rosângela. 

Segundo a coordenadora, na próxima etapa, que já está em andamento, os times vencedores continuarão a trabalhar a fim de executarem suas ideias. Eles receberam como premiação a mentoria para execução da solução e ganharam reforços. Nove integrantes dos times que obtiveram as melhores pontuações foram premiados para participarem com as equipes vencedoras em jogo on-line em nível nacional, para implementação das soluções vencedoras.
 

Leia mais: 1º Inovar trata de fiscalização, eleições pela internet e registro profissional

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea