Crea Júnior Nacional abre agenda de trabalhos 2022

Brasília, 25 de fevereiro de 2021.

Com uma agenda diversificada na programação do 11º Encontro de Líderes do Sistema, o Crea Júnior Nacional abriu os trabalhos do ano em clima de renovação e retorno das atividades presenciais. “Foi importante para conhecer pessoalmente os novos representantes e a realidade de cada Regional”, comentou a coordenadora nacional do Crea Júnior, a graduanda em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) Luana Matos.

Durante os três dias de reunião, o grupo compartilhou instruções, analisou propostas para os 22 anos do Crea Júnior e aprovou o calendário anual de reuniões. Também foi anunciado o resultado do processo seletivo das comissões nacionais de comunicação, eventos e gestão estratégica, as quais terão os coordenadores eleitos em março. Depois dessa etapa, será definido o plano de trabalho anual.

A agenda abriu o calendário 2022 do Colégio de Representantes do Crea Júnior, que se reúne a cada bimestre. Os próximos encontros serão de 25 a 30 de abril e de 19 a 25 de junho. Para o segundo semestre estão previstos para os períodos: 21 a 27 de agosto; 4 a 6 de outubro, durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea); e de 4 a 10 de dezembro. Todos são no modo on-line e contam com os representantes estaduais dos estados que possuem Crea Júnior vigente.

Conselheiro federal Genilson Pavão esteve com os representantes do Crea Júnior

Ter uma agenda própria e planejada dentro do Encontro de Representantes foi uma oportunidade de entrosamento com as lideranças do Conselho, segundo a coordenadora. “Desta vez, tivemos a oportunidade de conhecer mais a fundo o Sistema, a partir do diálogo com presidentes de Creas e conselheiros federais que estiveram em nossa sala, além das representantes do Programa Mulher, da Agenda 2030 e da Gerência de Comunicação do Confea”, comentou Luana, reforçando: “Ter essa conexão com o Sistema foi uma maneira positiva de iniciar o ano”.

O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, marcou presença na reunião de graduandos e recém-formados

O Crea Júnior Nacional também teve representação na abertura do 11º Encontro de Líderes, no dia 15 de fevereiro, com discurso da coordenadora para os mais de mil participantes do evento. “Em 2021, conseguimos mais de 118 mil associados e estivemos presentes em mais de 320 instituições de ensino”, registrou, fazendo alusão à proposta da atual diretoria de expandir o programa para além das atuais 18 unidades federativas.

Na oportunidade, Luana salientou a intenção de atuar em prol da construção de um país melhor, com as áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências como protagonistas dessa mudança. “O Crea Júnior está à disposição para construir essa tão falada e tão sonhada Engenharia, Agronomia e Geociências para um país melhor. Bem comum é o que buscamos, e o Crea Júnior está à disposição para difundir ainda mais o Sistema Confea/Crea e Mútua”, disse.

Luana Matos durante discurso na abertura do 11º Encontro de Líderes


Veja mais fotos no Facebook do Confea


O Crea Júnior nasceu em 2000 na cidade de Belo Horizonte (MG), se expandiu pelo estado e hoje está presente em outros 17 estados e no Distrito Federal. O programa tem como objetivo principal difundir o Sistema Confea/Crea e Mútua, promovendo a ética e valorização profissional. Também forma jovens lideranças e as incentiva a se engajarem no Sistema, nas entidades de classe e também na sociedade, enquanto futuros profissionais e recém-formados que buscam a excelência, ética e valorização profissional. Para cumprir esses objetivos, são promovidos minicursos, palestras, visitas técnicas, semanas de Engenharia, ações sociais e Projetos de Engenharia Pública e Crea nas escolas.

Conselheira federal e integrante do Comitê Gestor do Programa Mulher do Confea, Michele Ramos dialogou com o grupo

Cada estado possui representantes que juntos compõem o Colégio de Representantes do Crea Júnior. Já a instância superior, o Crea Júnior Nacional, dialoga com o Confea para promover ações voltadas para a juventude do Sistema.

A atual coordenadora nacional, que ocupa também a presidência do Crea Jr-MG e já foi estagiária na Inspetoria do Crea-MG em Viçosa, acredita que o Crea Júnior é um elo importante entre sistema profissional e estudantes. “Espero aproximar do Conselho os futuros profissionais e recém-formados; promover atividades de valorização profissional da área tecnológica; atuar na aproximação com outras entidades estudantis e fomentar o empreendedorismo”, destacou. A direção dos trabalhos é dividida com a coordenadora adjunta e presidente do Crea Jr-RN, a graduanda em Engenharia Química Ana Beatriz Farias (à esq. na foto abaixo).

Atualmente, a Coordenação Nacional é 100% feminina. Em todo o Brasil, as mulheres ocupam 58,8% dos cargos de representante titular e 64,7% dos de adjunto


Confira a cobertura do 11º Encontro de Líderes no site do Confea e no canal do Conselho no Youtube (www.youtube.com/confea10).

Leia mais:
Abertura do 11º EL reúne parlamentares e lideranças do Sistema Confea/Crea

Conheça as lideranças dos fóruns consultivos do Sistema de 2022

Café e Política atrai parlamentares de diversas matizes

Coordenadores de câmaras especializadas participam de treinamento inédito

Painel do Programa Mulher discute participação no Sistema e na sociedade

Encontro nacional reúne comitês regionais do Programa Mulher

Confea encerra 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema


Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea, com informações do Crea-MG
Fotos: Marck Castro, Thiago Zion, Hugo Rafael, Reisy Ruzzi e André Almeida/Confea