Confea encerra 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema

 

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, encerra a décima primeira edição do Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua
Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, encerra a décima primeira edição do Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua

 

Brasília, 17 de fevereiro de 2022.


O Confea encerrou na manhã desta quinta (17/2), em Brasília, o 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O evento foi iniciado na última terça (15/2), reunindo mais de mil lideranças de todo o país, além de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, reunidos na abertura e no inovador espaço Café e Política, marcando ainda a primeira reunião ordinária do ano do Colégio de Presidentes, do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), do Colégio de Entidades Regionais (Cder), das coordenadorias de câmaras especializadas e da Comissão Nacional das Comissões de Ética (CNCE), sendo eleitos seus novos coordenadores, que passaram por um treinamento inédito. Paralelamente, a programação dedicou um painel ao Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua, reuniu o Comitê Gestor do Programa no Confea aos 27 comitês regionais e promoveu o lançamento da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

A cerimônia teve em seu dispositivo de honra o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger; a diretora do Confea, conselheira federal eng. mec. Michele Ramos; o presidente do Crea-PI e novo coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho; o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida; o presidente da Abenge e novo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira; a coordenadora da Comissão Nacional de Comissões de Ética, eng. civ. Carmem Eleonôra Amorim Soares; o presidente do Crea-GO, eng. civ. Lamartine Moreira, e a deputada federal Margarete Coelho (PP-PI). O presidente do Confea entregou os certificados aos coordenadores que exerceram seus mandatos em 2021 e deu posse aos novos coordenadores.

Deputada federal Margarete Coelho (PP-PI)
Deputada federal Margarete Coelho (PP-PI)

Veja mais fotos no Facebook do Confea


Em sua fala, a deputada Margarete Coelho, engenheira, advogada e ex-vice-governadora do Estado do Piauí, parabenizou e desejou sucesso aos que assumem a missão de continuar os trabalhos iniciados pelos colegas. “Estou reivindicando a minha carteira para fazer parte deste grande conselho”, destacou. “Gostaria de cumprimentar pela política de equidade de gênero. É muito importante que reconheçamos a participação da mulher na Engenharia. Éramos duas mulheres quando estudei Engenharia. Nas ciências, as mulheres vêm se destacando como inovadoras, principalmente nas tecnologias de ponta”, disse, ressaltando que a sociedade é feita igualitariamente por homens e mulheres, inclusive nos ambientes de poder. “Não é uma concessão, não é apenas uma política de direitos humanos. Na área da tecnologia, as mulheres estão sempre à frente, embora não seja o nome delas que apareça na primeira fila”.

Integrante da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, a deputada se comprometeu ainda a buscar a aprovação do projeto de lei 1024/2020 que altera a Lei 5.194/1966, em favor da federalização do plenário do Confea. Isso trará um grande ganho. “Cada estado pode dar essa contribuição. O rodízio pereniza, muitas vezes, temas de interesse das grandes regiões que terminam se impondo”, disse, elogiando também os que concluíram seus mandatos e suas famílias. “Sei o quanto isso exige das famílias”. 

Cerimônia foi marcada pela certificação dos conselheiros que encerraram mandato e posse dos novos coordenadores
Cerimônia foi marcada pela certificação dos conselheiros que encerraram mandato e posse dos novos coordenadores dos fóruns consultivos


Joel destacou que o evento promoveu um diálogo “altamente interessante” com autoridades dos três Poderes, “o que nos deixou felizes porque conseguimos trabalhar temas de interesse do desenvolvimento nacional, o que é importante para um sistema que representa a inovação em nosso país”.  Destacou a programação do Café com Política, as reuniões colegiadas que elegeram os coordenadores e o lançamento da 77ª Soea. “Será uma excelente Semana da Engenharia com o Congresso Técnico-Científico (Contecc) e o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), no mês de outubro, de forma híbrida, com a expectativa de três mil presencialmente, se tivermos as condições sanitárias”.


O presidente do Confea lembrou ainda a reunião do Programa Mulher. “De maneira inovadora, fizemos a primeira reunião de cada comitê regional com o comitê gestor. Esta é uma atividade importante porque nós trabalhamos com as diversas modalidades, mas procuramos interagir com a mulher como um todo”, disse, dirigindo-se à deputada Margarete Coelho, que recebeu das mãos da conselheira Michele Ramos informações sobre o Programa e agradecendo sua presença, como a todos os participantes do evento.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea

 

Leia mais:
Abertura do 11º EL reúne parlamentares e lideranças do Sistema Confea/Crea

Conheça as lideranças dos fóruns consultivos do Sistema de 2022

Café e Política atrai parlamentares de diversas matizes

Coordenadores de câmaras especializadas participam de treinamento inédito

Painel do Programa Mulher discute participação no Sistema e na sociedade

Encontro nacional reúne comitês regionais do Programa Mulher

Confea encerra 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema